NBR 7199: o que é? Como influencia nosso setor?
Quem trabalha como vidreiro ou especificador de vidro já deve, ou ao menos deveria, ter ouvido falar da NBR 7199. Trata-se de uma norma da ABNT que estabelece as regras gerais para a utilização dos vidros na construção civil. Todos os profissionais do ramo devem segui-lá.
Praticamente todas as obras, mesmo as mais simples, precisam de vidros para janelas, portas ou box do banheiro, por exemplo. Por isso, no momento do planejamento, é preciso estar atento às suas especificações
Para que você entenda um pouco mais as diretrizes da NBR 7199 e como ela influencia o setor e todos os profissionais envolvidos, confira o que diz a norma, quais foram as alterações sofridas e as orientações mais importantes.
Boa leitura!
O que diz a norma
NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.
A NBR 7199 especifica quais tipos de vidros devem ser utilizados para cada tipo de aplicação e sobre os cuidados para que se garanta a segurança, evitando possíveis incidentes ou prejuízos.
Revisão da NBR 7199
Em 2016, foi necessária uma atualização do regulamento, devido a sua aplicação incorreta. O principal problema em relação à versão anterior era justamente a falta de segurança. faltava clareza nas especificações, o que gerava diversas interpretações.
Com a revisão, o conteúdo está disponibilizado em tabelas. Além disso, foram incluídas aplicações que não eram encontradas na versão antiga, como muros de vidro, piso de vidro, vidro blindado, vidro resistente à explosão, vidros para retardar ações de arrombamento, entre outras.
Veja alguns exemplos de vidros utilizados
1) Fachadas inclinadas, claraboias, coberturas e marquises:
Vidro insulado (tem que ter a peça interior aramada ou laminada)
Vidro aramado
2) Portas, divisórias e vitrines:
Vidro temperado
Vidro insulado
Vidro aramado
Vidro laminado
Para garantir a segurança contra fogo e retardar a sua propagação, os tipos ideais são: Laminado e aramado insulado.
Há ainda as instalações especiais, como degraus em escadas, visores de piscina e pisos. Nesses casos indica-se o uso do laminado.
Outro ponto conflitante, é a espessura que se deve usar em determinado projeto. Por conta disso, a revisão da NBR 7199 também traz especificações e orientações para o cálculo: São consideradas variáveis como pressão do vento, peso da peça, esforços de limpeza e manutenção, quantidade de apoio e propriedades físicas.
Outros aspectos abordados:
Maneiras corretas de armazenamento de vidros;
Inclinação correta (principalmente para o transporte);
Equipamentos de segurança – EPIs (para manuseio e instalação); dentre outros.
Como a norma influencia o setor de vidros
Se você é empresário ou profissional do setor de vidros, deve atentar-se para cada uma das regras da NBR 7199, e especialmente as revisões feitas em 2016, antes de iniciar um projeto. Não é qualquer vidro que pode ser instalado em qualquer local e situação. O tipo, espessura, inclinação, forma de instalação, manuseio, e até mesmo o armazenamento do material devem seguir instruções técnicas, que garantem mais segurança e evitam acidentes.
Quer saber mais sobre os nossos serviços ou precisa de orientações? Entre em contato e tire suas dúvidas.