4 ago

4 dicas para manusear e transportar vidros

Em mais de uma oportunidade, nós já destacamos que um serviço de qualidade feito por vidraçarias vai muito além da produção das peças. Além delas, a instalação também deve ser executada levando em conta as melhores práticas do mercado. Somente assim é possível assegurar-se de que o cliente terá o melhor resultado possível.

No entanto, há um outro passo, entre a produção e a instalação, que é tão importante quanto — e que nem sempre recebe a devida atenção. O manuseio e transporte do vidro são fundamentais para garantir que ele não sofra nenhum tipo de avaria durante o processo, entregando, assim, um produto de qualidade.

E não para por aí. Além de deixar os clientes satisfeitos, os cuidados na hora de transportar vidros também são essenciais para promover a saúde e a segurança dos colaboradores da vidraçaria. Você não quer que nenhum funcionário se machuque, certo?

Foi pensando nisso que a Vidramaq desenvolveu este texto. Na sequência, nós damos 4 dicas para que você saiba como transportar vidros com segurança. Confira!

 

4 dicas para transportar vidros com segurança

 

1. Sempre use EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual, também chamados de EPIs, são indispensáveis para promover a segurança dos envolvidos. Afinal, mesmo que se tome todos os cuidados, acidentes podem acontecer. Nessas horas, estar preparado pode fazer toda a diferença.

Os EPIs obrigatórios para qualquer vidraçaria incluem capacete, óculos de segurança, protetor auricular, macacão, protetor de tronco, luvas antiderrapantes ou anticorte e botas com biqueira de aço.

Em outro texto, nós já explicamos a importância de cada um desses itens. Você pode conferi-lo clicando aqui.

 

2. Invista em equipamentos de transporte

A primeira dica foi dada pensando nos trabalhadores; a segunda é pensando nos vidros. Em muitos casos, é necessário que eles sejam transportados com as mãos — o que pode ser feito tranquilamente, desde que se respeitem as boas práticas para evitar acidentes como arranhões, quebras e trincas.

Porém, há equipamentos de transporte que facilitam o processo e aumentam a segurança ainda mais. Cintas de aço, balancetes e cavaletes são alguns dos que podem ser utilizados.

 

3. Proteja os vidros uns dos outros

Um ponto importante que deve ser reforçado é que não é necessário que acidentes aconteçam para que o vidro seja danificado. Muitas vezes, apenas o contato entre peças pode fazer com que elas causem danos umas às outras. Felizmente, algumas medidas podem reduzir drasticamente os riscos de que algo assim aconteça.

A orientação mais crucial é proteger as bordas, visto que, quando há qualquer impacto nelas, as chances de que o vidro se quebre são muito maiores. Além disso, elementos como plástico bolha ou papelão devem ser colocados entre as peças para evitar que elas se choquem.

 

4. Leve as peças na vertical

Como citamos, os equipamentos para transportar vidros são os mais adequados, mas nem sempre é possível contar com eles — e, nesses casos, todo cuidado é pouco. Um detalhe ao qual muitos não se atentam é a posição dos vidros. Eles sempre devem ser manuseados na vertical.

Quanto aos tamanhos, indica-se começar o transporte com os maiores, diminuindo de acordo com o tamanho de cada peça. Por fim, caso alguma peça tenha furos, eles devem estar para cima.

 

E você, já sabia de todos esses detalhes para ajudar a transportar vidros? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais dicas valiosas, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL