13 ago

Vidro laminado: onde deve ser usado?

O vidro laminado se caracteriza por ser uma das opções mais seguras do mercado, graças a seu método de produção diferenciado. Seus benefícios fazem com que ele seja o preferido para aplicações das mais diversas. No entanto, há casos em que a preferência não é uma questão, mas sim que ele é obrigatório, como mostram as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Se você é vidraceiro e atua com o vidro laminado — ou pensa em passar a oferecê-lo —, é fundamental que saiba quais são as aplicações que exigem seu uso. Caso contrário, é possível que você vá contra as normas, o que pode causar problemas tanto para o cliente quanto para a imagem da sua empresa.

E foi pensando nisso que a Vidramaq elaborou este texto. Abaixo, nós relembramos todas as características do vidro laminado, para que você entenda por que ele é tão vantajoso, e mostramos quais são os locais em que a ABNT exige que ele seja utilizado.

Acompanhe!

 

Relembrando as características do vidro laminado

O vidro laminado leva este nome justamente por ser feito com lâminas. Seu processo de fabricação é bem diferente dos que você já conhece. Para que ele seja feito, duas chapas de vidro são intercaladas com uma película de polivinil butiral (PVB), a qual tem a função de ligar essas chapas.

Depois de reunir essas três camadas, elas são prensadas, tornando-se uma só peça — dando, enfim, origem ao que chamamos de vidro laminado.

Este que descrevemos é o processo básico, em que duas chapas de vidro comum são transformadas em uma só. No entanto, se o objetivo é fazer com que o material seja ainda mais resistente, outras chapas (também intercaladas com películas de PVB) podem ser adicionadas.

E, falando em resistência, esta é apenas uma das vantagens. Outros benefícios incluem isolamento acústico, proteção contra os raios UV e, nos raros casos de quebra, zero formação de estilhaços, aumentando ainda mais a segurança.

Em um outro texto aqui mesmo no nosso blog, nós já mostramos com riqueza de detalhes os principais benefícios do vidro laminado. Você pode conferir este texto clicando aqui.

 

Onde ele deve ser usado?

Como citamos na introdução, a ABNT exige que o vidro laminado seja utilizado em alguns cenários específicos. Esta exigência vem do fato de que esses locais precisam de um vidro seguro, com características que apenas o vidro laminado tem.

De acordo com a norma NBR 7199, que trata do uso do vidro na construção civil, o laminado deve ser utilizado em:

– Instalações especiais, como escadas, aquários, visores de zoológicos e pontes de vidro;

– Portas, divisórias e vitrines;

– Coberturas, claraboias, marquises e fachadas inclinadas;

– Guarda-corpos;

– Fachadas;

– Instalações com caixilhos móveis que se projetam para o exterior (envidraçamentos projetantes móveis);

– E estruturas para retardamento de incêndios e arrombamentos.

Dependendo da aplicação, outros tipos de vidros com características semelhantes também são permitidos pela ABNT. Para saber quais são, assim como ter todos os detalhes, você pode (e deve) consultar a norma.

 

E aí, já sabia onde o vidro laminado deve ser usado? O que achou do texto? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo dicas sobre o mercado vidreiro, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL