27 nov

5 benefícios do vidro laminado

O vidro laminado faz parte do grupo que inclui tipos de vidro desenvolvidos para aplicações mais específicas, para as quais algumas das características do material precisam de certos reforços. Se você acompanha o nosso blog, viu que já falamos a respeito do vidro laminado em outro texto, aqui. Hoje, porém, focamos nos benefícios do vidro laminado.

Na sequência, você poderá conferir as 5 maiores vantagens que o material traz para quem o utiliza. Continue a leitura e acompanhe!

 

Conheça os 5 principais benefícios do vidro laminado

 

1. É uma das opções mais seguras do mercado

O vidro laminado recebe este nome por ser um material fabricado com mais de uma lâmina. Consequentemente, ele é mais grosso, tornando-o muito mais resistente e seguro. Quando comparado com vidros convencionais, é muito mais difícil que um vidro laminado se quebre — pelo menos em condições normais.

É justamente graças à alta resistência que ele é muito recomendado para locais com maior risco de impacto, incluindo sacadas, fachadas e guarda-corpos no geral. O vidro laminado é caracterizado como um tipo de vidro de segurança.

 

2. Continua sendo altamente seguro mesmo em caso de quebra

É pouco provável que um vidro laminado quebre em condições normais, porém, mesmo que ele quebre, os problemas serão muito menores que os ocasionados pela quebra de outros tipos de vidro. Isso porque, além das lâminas de vidro, ele também é feito com uma película de PVB ou EVA (este, apesar de ser menos comum no mercado, é ainda mais resistente).

Na prática, isso quer dizer que os cacos de vidro não irão se espalhar pelo local caso ocorra uma quebra. Ao invés disso, eles ficam presos à película, evitando a ocorrência de acidentes e machucados graves em quem estiver ao redor.

 

3. Pode possuir mais de duas lâminas

Tradicionalmente, este tipo de vidro é feito com a junção de duas lâminas, além da película que já citamos. Porém, mais um dos benefícios do vidro laminado é a possibilidade de fazê- lo com ainda mais lâminas se este for o desejo dos responsáveis pela obra e se o local de instalação exigir um vidro com mais resistência.

Além de guarda-corpos extra seguros, outros exemplos de aplicação do vidro multilaminado incluem pisos de vidros e fachadas “anti vandalismo”.

 

4. Não é preciso escolher entre vidro laminado e vidro temperado

Mesmo com os benefícios do vidro laminado sendo imensos, provavelmente o tipo de vidro mais conhecido do mercado é o vidro temperado. E isso não é à toa: mesmo não sendo tão seguro quanto o vidro laminado (por não possuir a lâmina de PVB), ele é muito resistente — mais até que o laminado, inclusive.

Graças a isso, pode ser que algumas pessoas acabem optando pelo vidro temperado. Mas a boa notícia aqui é que você não precisa escolher um ou outro. Existe algo chamado vidro temperado laminado, que nada mais é que um vidro laminado cujas lâminas são feitas com peças de vidro temperado ao invés de vidro comum.

Com ele, você ganha as características dos dois tipos em uma só peça.

 

5. Diferentes tipos de proteção

Por fim, há ainda os outros tipos de proteção. Mesmo que a resistência física, e a proteção que ela proporciona para as pessoas que estão por perto, seja o principal atrativo quando o assunto é esse quesito, ela não é o único.

A película de PVB é um material que reduz a passagem tanto de som quanto luz. Isso quer dizer que o vidro laminado tem, ao mesmo tempo, isolamento acústico e proteção contra os raios UV.

 

E você, já conhecia os benefícios do vidro laminado? Caso tenha gostado de aprender mais sobre o assunto e queira continuar recebendo conteúdo, não deixe de seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL