==
9 set

Conheça as principais normas ABNT para vidros

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a famosa ABNT, é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como função normatizar assuntos técnicos de diversas áreas. São as suas normas que “ensinam o jeito certo” de realizar diversas atividades. Uma das muitas de suas publicações são as normas ABNT para vidros, sobre as quais a Vidramaq falará aqui.

Como uma única entidade não seria capaz de ter o conhecimento necessário para elaborar as normas de tantos setores técnicos do mercado, a ABNT é composta por Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE) — cada um especializado em uma área específica.

Todos eles são compostos por várias outras entidades e empresas, que, por sua vez, fazem as recomendações técnicas que são utilizadas como base para a elaboração das normas. É depois deste processo que o texto das normas é avaliado por especialistas para poder ser aprovado e aplicado nas atuações diárias das empresas.

Quando o assunto são as normas ABNT para vidros, por exemplo, o responsável é o ABNT/ CB-037 – Comitê Brasileiro de Vidros Planos. De acordo com o próprio site da ABNT, o que este comitê faz é a “normalização no campo de vidros planos, compreendendo materiais e propriedades dimensionais no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades”.

Após toda essa contextualização que trouxemos, iremos apresentar também uma lista com as principais normas ABNT para vidros. Recomenda-se que toda vidraçaria tenha um bom conhecimento a respeito delas, para que, assim, elas possam ser colocadas em prática e garantir padronização, comunicação, economia, proteção e qualidade ao consumidor.

Acompanhe as principais normas ABNT para vidros abaixo:

 

Lista: principais normas ABNT para vidros

– ABNT NBR 16259 – Envidraçamento de sacadas;

– ABNT NBR NM 293 – Termologia de vidro plano e dos componentes acessórios e suas aplicações;

– ABNT NBR 6120 – Cálculo de estrutura em edificações;

– ABNT NBR 7199 – Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil;

– ABNT NBR 9607 – Prova de carga em estrutura de concreto armado e protegido;

– ABNT NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações;

– ABNT NBR 12609 – Alumínio e suas ligas, tratamento de superfície – anodização para fins arquitetônicos;

– ABNT NBR 12613 – Alumínio e suas ligas, tratamento de superfície – determinação de selagem da camada anódica;

– ABNT NBR 14125 – Alumínio e suas ligas, tratamento de superfície – revestimentos orgânicos para fins arquitetônicos;

– ABNT NBR 14697 – Vidro Laminado;

– ABNT NBR 14698 – Vidro Temperado;

– ABNT NBR 14718 – Guarda-corpos para edificação;

– ABNT NBR 15737 – Perfis de alumínio para acabamento superficial – colagem de vidro com selante estrutural;

– ABNT NBR 11706 – Vidros na construção civil.

 

Como você pode observar, nem todas elas lidam especificamente com vidros e a produção de peças. Dependendo da sua atuação, algumas normas podem ser muito mais importantes que outras; mas, para o setor vidreiro de uma forma geral, todas as citadas acima são muito relevantes e devem fazer parte do conhecimento de quem trabalha com o material.

 

E você, já sabia que existem tantas normas ABNT para vidros? Conhece bem alguma delas e as aplica diariamente em sua atuação? Caso tenha gostado deste texto e queira continuar recebendo conteúdo sobre vidro e o mercado vidreiro, não deixe de seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL