28 jul

Saiba como funciona a cadeia produtiva vidreira

O vidro é um material nobre, feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. Mas não é só disso que é feito, também há a inclusão de magnésio, alumina e potássio, todos encontrados na natureza. Para a sua produção, passa por vários processos, para só então, ganhar a forma como conhecemos. Para que isso seja feito, existe uma cadeia produtiva vidreira.

Hoje o vidro está muito presente no nosso dia a dia e pode ser moldado de qualquer maneira: nas janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, etc. 

As matérias-primas sempre foram as mesmas há milhares de anos, o que mudou foi a tecnologia, acelerando o processo e possibilitando mais diversidade para seu uso.

Para que você entenda como ocorre todo o processo de fabricação do vidro, nós, da Vidramaq, preparamos esse conteúdo especial, para te explicar como funciona essa cadeia produtiva. Acompanhe!

 

Cadeia produtiva vidreira

A cadeia produtiva vidreira passa pelo processo de extração, fabricação, transformação, fornecedores de equipamentos e insumos e a instalação e especificação na construção civil. Confira como são feitas cada uma dessas etapas:

 

1. Extração

A primeira etapa da cadeia produtiva é a extração do material. Nessa fase, são retirados da natureza minerais não ferrosos necessários para a fabricação do vidro, como sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio. Essa extração deve ser feita de forma responsável e sustentável.

 

2. Fabricação

Após a primeira etapa, é hora do trabalho das usinas de base, que são responsáveis por transformar a matéria-prima em vidro float.

Os materiais são misturados e fundidos em um forno, a aproximadamente 1.000ºC. Dessa ação resulta uma massa, que é continuamente derramada em um tanque de estanho liquefeito quimicamente controlado. 

Essa massa flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidade em que avança pelo forno, até que se transforme em uma chapa de vidro. Feito isso, ocorre o recozimento (resfriamento controlado). O processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.

 

3. Transformação

O processo de transformação envolve as indústrias de processamento de vidro e os distribuidores. A indústria processadora é responsável por fazer com que o material passe por transformações e adquira novas propriedades, como ser temperado, laminado, insulado etc.

Os processadores e distribuidores também são responsáveis pelo corte dos vidros e por entregá-los aos vidraceiros e demais clientes em medidas sob demanda. Após o processo de beneficiamento, o vidro é destinado para as construtoras, vidraçarias, indústrias automotiva, moveleira e de linha branca.

 

4. Fornecedores de equipamentos e insumos

O trabalho da indústria de apoio, responsável pelo fornecimento de equipamentos, como fornos, máquinas de corte, furadeiras e lapidadoras, além de insumos, é fundamental para que a cadeia produtiva funcione e o vidro chegue até o consumidor final.

São os fornecedores que vão garantir os equipamentos e acessórios necessários para que o vidro seja trabalhado e esteja pronto para uso. É essencial que esse maquinário seja obtido com fornecedores de confiança.

A Vidramaq oferece equipamentos de qualidade, monitorados com precisão, além de uma equipe técnica e instrumentos próprios para realizar a instalação de suas máquinas.

 

5. Instalação e especificação na construção civil

O vidraceiro, maior consumidor de vidros planos, é o grande responsável por levar o material produzido até o consumidor final, fazendo sua instalação. Esse profissional também faz os ajustes finais no vidro, antes da entrega do material, como cortes, furos e lapidação.

Existem também empresas que trabalham tanto com a instalação como a especificação do material em projetos de variados portes.



Como vimos, o vidro, para chegar até o consumidor, da forma como conhecemos, passa por vários processos. Durante muitos anos a sua fabricação chegou, inclusive, a ser considerada uma arte, devido a tamanha complexidade e conhecimentos envolvidos.

Gostou desse artigo e quer conferir mais conteúdos como esse? Confira outros textos em nosso blog e acompanhe nosso Instagram e Facebook.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL