28 jan

5 cursos para vidraceiros que todo profissional deve fazer

Um dos fatores que diferencia uma vidraçaria mediana de uma vidraçaria de sucesso é a qualificação dos envolvidos nos serviços. Quanto mais conhecimento os vidraceiros tiverem, maior será a qualidade das entregas — trazendo mais clientes e mais lucros. E uma das melhores formas de acumular conhecimento da área é, sem dúvidas, através de cursos para vidraceiros.

Com bons cursos, o profissional poderá aprender desde conceitos mais básicos até técnicas avançadas tanto de produção quanto de instalação de peças. Neste texto, nós selecionamos os principais. Continue a leitura para conhecer os 5 cursos para vidraceiros que todo profissional deveria fazer!

 

5 cursos para vidraceiros

 

1. Curso de capacitação básica para vidraceiros

Se você aprendeu tudo que sabe com a mentoria de outro vidraceiro — como a maioria dos profissionais do ramo —, existem algumas informações básicas que podem ter passado batidas. Para esses casos, um curso de capacitação básica pode ser altamente benéfico.

Algumas das informações que serão aprendidas aqui incluem características e especificações do vidro, noções de lapidação e instalação de vidros comuns e elaboração e apresentação de projetos e orçamentos.

 

2. Curso técnico de vidraceiro

Cursos técnicos de vidraceiro abordam assuntos parecidos com os observados em cursos de capacitação básica, como o beneficiamento e a especificação dos vidros. Mas ele ainda pode ir um pouco além, incluindo assuntos como medições, folgas e aplicação das normas técnicas estabelecidas pela ABNT.

Outros assuntos que costumam aparecer no curso técnico de vidraceiro são cortes de chapas, instalação de boxes e atendimento ao cliente.

 

3. Curso de instalação de vidros comuns

Tão importante quanto produzir uma boa peça é instalá-la corretamente. Um bom vidro mal instalado pode apresentar problemas — o que diminui a satisfação do cliente e é ruim para o marketing da vidraçaria responsável. É por este motivo que é indispensável saber como instalar vidros corretamente e participar deste tipo de curso.

Dependendo de onde o curso for, ele pode variar bastante. No entanto, normalmente seus assuntos incluem (além da instalação em si) informações sobre segurança do trabalho, normatização e impactos ambientais.

 

4. Curso básico de vidro temperado

Alguns tipos de instalação exigem um vidro mais resistente. Nesses casos, aplica-se o vidro temperado, a variação em que o vidro é esquentado a temperaturas altíssimas e resfriado rapidamente — fazendo com que a peça fique até 5 vezes mais resistente que o vidro convencional.

Em um curso desse, o vidraceiro irá aprender a fabricar o vidro temperado, identificar quais projetos precisam dele, como instalá-lo, como elaborar um projeto que o envolve e as normas da ABNT sobre o assunto.

 

5. Curso de envidraçamento de sacadas

Para encerrar nossa lista de cursos para vidraceiros, não podemos deixar de falar do envidraçamento de sacadas. Afinal, esta é uma das aplicações que mais tem crescido nos últimos anos. Quem tem a qualificação necessária para este serviço pode acabar fazendo grandes números para a sua vidraçaria.

Cursos de envidraçamento de sacadas seguem o mesmo padrão dos anteriores. Neles, o profissional irá aprender sobre projeto, medição técnica, projeto e instalação.

 

E você, o que achou destes cursos para vidraceiros? Já fez algum? Pretende se qualificar ainda mais? Saiba que isso é importante tanto para você e sua empresa quanto para o mercado. Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL