22 ago

Técnicas de lapidação para você tirar o melhor da sua máquina

Não basta simplesmente lapidar uma peça de vidro e pronto. Dependendo de qual é a sua área de atuação, há outras variáveis que devem ser consideradas. Caso você trabalhe com uma linha de têmpera, por exemplo, é preciso pensar nas melhores máquinas e como usar cada uma delas a seu favor. É para isso que existem diferentes técnicas de lapidação.

Utilizar máquinas para beneficiamento de vidros a seu favor e tirar o melhor possível delas é algo que visa sempre o aumento da produtividade. Certas técnicas de lapidação permitem um ritmo maior, e é preciso conhecê-las e compreendê-las para saber se elas podem ser aplicadas ao seu caso.

No texto que a Vidramaq trouxe para você hoje, nós iremos comparar duas das principais e mais indicadas técnicas de lapidação para quem quer ser mais produtivo e lucrar mais com seus vidros. Continue a leitura abaixo e saiba mais!

 

Técnicas de lapidação e a produtividade

Como citamos acima, as técnicas de lapidação têm tudo a ver com a produtividade, e isso é algo fácil de ser observado. Um exemplo muito claro é uma indústria que presta serviços de vidros para construtoras ou outras organizações relacionadas à construção civil.

Em casos assim, a produção precisa ser rápida, buscando entregar mais peças em menos tempo. Tudo isso, é claro, sem perder a qualidade. Isso porque a demanda é grande e, na maioria das vezes, padronizada, facilitando os processos.

E para aqueles que buscam produções de alta performance, padronizadas e ágeis, não há nada mais eficiente que a montagem de linhas de lapidação. Elas reduzem a necessidade de trabalho humano, automatizam a produção e fazem com que empresários aumentem os lucros.

 

Linha de lapidadoras bilaterais x Linha de lapidadoras convencionais

O próprio nome já sugere: uma linha de lapidação compila várias lapidadoras em sequência, dispensando a ação humana para passar o outro lado do vidro pela máquina novamente.

Uma linha de lapidadoras é a melhor das técnicas de lapidação para ganhar produtividade, e ela pode ser feita de duas maneiras diferentes. Veja:

 

Linha com 4 lapidadoras convencionais

A primeira delas é reunir 4 lapidadoras copo convencionais alinhadas com integração por robô. Neste caso, o robô será responsável por passar o vidro de uma máquina para a outra até que todos os lados estejam lapidados.

 

Ressaltamos que: existem diferentes opções de robôs no mercado, tanto os online quanto os offline. Comprar robôs offline tem sido uma tendência, porém, ao mesmo tempo em que eles ajudam a otimizar o espaço, eles são mais caros e dificultam o acesso às máquinas para mexer nelas quando necessário.

 

A principal vantagem desta técnica é a continuidade da produção quando há problemas. É perfeitamente plausível trabalhar com 3 lapidadoras convencionais enquanto a outra passa por manutenção. Além disso, o custo dessa manutenção é muito mais baixo neste caso.

 

Linha com 2 lapidadoras bilaterais

E a outra maneira é adquirir uma linha de lapidação bilateral copo, que reúne 2 lapidadoras bilaterais copo. Diferentemente das convencionais, estas máquinas lapidam os dois lados do vidro ao mesmo tempo, o que reduz a quantidade de equipamentos envolvidos em uma linha pela metade. Elas são “conectadas” com o uso de um transfer automático. 

A não ser pelo custo de manutenção — que é bem maior —, lapidadoras bilaterais contam com diversas benefícios. Elas produzem mais rápido, operam com o vidro horizontalmente e, portanto, são mais seguras e possuem altíssimo grau de acabamento.

Por outro lado, essas lapidadoras bilaterais são mais complexas e exigem um investimento maior. Outra desvantagem que pode ser citada é que a produção deve ser composta por peças de medidas iguais para que a produção seja o mais rápida possível.

 

 

E estas são as duas técnicas de lapidação mais utilizadas por quem prioriza a produtividade e quer lucrar mais com o beneficiamento de vidros. Se você está pensando em investir em máquinas para trabalhar suas peças de vidro, conte com a Vidramaq! 

Em nosso catálogo, temos disponíveis diversas opções, inclusive a ideal para sua produção! Confira ainda hoje e modernize seus processos!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL