==
17 abr

5 curiosidades sobre vidro que você (provavelmente) não sabia!

De tanto que nós utilizamos o vidro em nossos cotidianos, muitos fatos a respeito deles nos passam despercebidos. Você sabia, por exemplo, que eles são 100% recicláveis? Ou então que eles podem ser lavados somente com água e sabão? Estas e outras curiosidades sobre vidro são muito interessantes e, ainda assim, muitas pessoas não as conhecem.

Foi pensando nisso que a Vidramaq trouxe um texto dedicado especialmente às principais curiosidades sobre vidro. Se você quer saber um pouco mais sobre eles, continue a leitura do texto abaixo e confira!

 

5 curiosidades sobre vidro

 

1. O vidro é um material 100% reciclável

Atualmente, muitos são os materiais que utilizamos que podem passar por uma reciclagem e serem reutilizados de outras maneiras, trazendo danos menores para o meio ambiente e promovendo economia com matéria-prima. No entanto, a maioria deles não pode ser 100% reciclada; alguma parte do material sempre acaba ficando para trás e não sendo utilizada.

Com o vidro, a história é diferente. O material pode ser inteiramente reciclado, sem perder nem um pouco de sua qualidade e nem de sua pureza. Após seu recolhimento e separação por tipo e cor, ele é triturado e pode ser transformado em outras peças. O que era um vaso, por exemplo, pode ser transformado em um tampo de mesa.

 

2. A origem do vidro laminado

Você conhece o vidro laminado, certo? Nosso último texto aqui no blog trata justamente das diferenças entre ele e o vidro temperado, outro tipo de vidro muito utilizado. Você pode lê-lo através deste link. De qualquer forma, o vidro laminado foi criado para ser um material mais seguro, visto que seus pedaços não se desprendem caso ele quebre, diminuindo o risco de quem mexe com ele.

A origem do vidro laminado, porém, é uma das mais interessantes curiosidades sobre vidro. No ano de 1903, o químico francês Edouard Benedictus trabalhava com um frasco de vidro que estava envolvido por um plástico. Em certo momento, ele deixou o frasco cair, e este se quebrou. Porém, graças ao plástico, os cacos ficaram retidos. Foi assim que ele teve a ideia de desenvolver o vidro laminado.

 

3. Vidros podem ser lavados somente com água e sabão

Você provavelmente já assistiu a algum vídeo dando dicas de como lavar o vidro com mais facilidade, pelo menos teoricamente. A maioria desses vídeos utiliza diversos produtos dos mais específicos e variados, fazendo uma grande mistura que supostamente é a com maior eficiência para remover manchas e sujeiras.

Porém, saiba que nada disso é necessário. Qualquer vidro pode ser facilmente lavado com água e sabão neutro; e nada mais! A única recomendação extra é que, ao final do processo, uma flanela macia seja utilizada. Assim, a lavagem pode ser finalizada sem que o material sofra com riscos.

 

4. Conforto térmico e acústico

Estúdios e diversos outros locais que precisam de isolamento acústico usam portas grossas de madeira e espumas para atingir este objetivo. Contudo, ainda que isso seja mesmo bem eficiente, um tipo especial de vidro também pode cumprir esta função. O vidro insulado é o exemplo mais comum, podendo reduzir a entrada de calor e de barulho sem que haja perda de luminosidade no local.

 

5. A primeira fábrica de vidros no Brasil

Foi no ano de 1810, com a autorização do regente D. João, recém-chegado ao Brasil, que o empresário Francisco Ignácio de Siqueira Nobre montou a primeira fábrica de vidros do país na então capital Salvador.

A primeira vidraçaria de que se tem notícia, por outro lado, é mais antiga ainda. Quando o estado de Pernambuco sofreu com a invasão dos holandeses, no século 17, um grupo de artesãos abriu um negócio que vendia copos e frascos. Com um pouco mais de 10 anos de atuação, o negócio foi fechado com a saída dos holandeses da região.




E aí, já sabia de alguma dessas curiosidades sobre vidro? Ainda que ele seja um material tão presente em nossas vidas cotidianas, nem sempre nós paramos para pensar neste tipo de fato. Se você gostou do conteúdo e quer continuar recebendo mais, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram hoje mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL