26 fev

Vidro para janelas: comum ou temperado?

Apostar na instalação de vidro para janelas pode ser uma ótima alternativa para vidraceiros. Afinal, as janelas estão entre os locais mais comuns de se encontrar o material. Mesmo que ele seja simples e talvez traga um lucro menor justamente por isso, sempre haverá demanda para esse tipo de serviço. Isso, por si só, faz valer a pena trabalhar com vidro para janelas.

No entanto, se você nunca fez um orçamento para esse tipo de serviço, é possível que tenha dúvidas de qual é o melhor vidro para janelas. Mesmo havendo uma infinidade de tipos de vidro, o comum e o temperado são os mais comuns.

Para todos os vidraceiros que têm dúvidas de qual é o melhor tipo de vidro para uma janela, a questão será respondida ao longo deste texto. Na sequência, a Vidramaq compara as características de ambos e mostra qual é o mais recomendado nesta situação específica.

Continue a leitura e entenda!

 

Qual é o melhor vidro para janelas?

Antes de responder a pergunta, é preciso comparar o vidro temperado com o vidro comum. O vidro comum é aquele que todos já conhecemos há um bom tempo, resultado da mistura entre areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes. Apesar de ser um bom material, seu ponto negativo é que ele não é tão resistente assim.

E este ponto negativo é exatamente o que é corrigido pelo vidro temperado. Após passar pelo forno de têmpera — processo que envolve o aquecimento a temperaturas altíssimas e o esfriamento veloz do vidro —, a resistência do material aumenta consideravelmente. É isso que faz o vidro temperado ser até 5x mais resistente que o vidro comum.

Agora pense nas janelas. Um acidente envolvendo uma janela pode ter consequências muito graves. Uma janela que cai, por exemplo, e atinge alguém que está passando na rua, pode causar um acidente fatal.

O mesmo acontece com uma pessoa que, por acidente, acaba esbarrando em uma janela. Se ela quebrar, a pessoa pode cair da construção em que está e sofrer ferimentos críticos. Da mesma forma que na situação anterior, o acidente também pode incluir fatalidades.

Portanto, é de extrema importância que o vidro usado para a janela seja o mais resistente possível. E, quanto a isso, nada supera o vidro temperado! Seu orçamento ficará mais caro e é possível que o cliente reclame, mas a segurança proporcionada compensa o valor mais alto. Mostre isso ao cliente explicando as vantagens e os riscos.

 

Independente do vidro, é preciso ter qualificação!

Ok, você já sabe que o melhor vidro para janelas é o vidro temperado. Mas você e sua equipe têm a qualificação necessária para oferecer serviços de vidro temperado aos clientes? Como o material é diferente, algumas especificidades também são — e é preciso ficar atento a cada uma delas para garantir uma instalação segura.

Se você não tem o conhecimento necessário para atuar com vidro temperado, busque-o imediatamente! Cursos específicos para esta área irão ensinar como lidar com o material, como instalá-lo e as normas da ABNT que o referenciam.

 

E aí, o que achou deste texto? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo conteúdo, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL