30 jun

Como aumentar a vida útil das máquinas de vidro

Assim como qualquer equipamento, as máquinas de vidro, utilizadas para a produção nas vidraçarias, também possuem um tempo de vida útil. 

Qualquer empreendedor do setor, sabe que o maquinário desse segmento é um grande investimento, por isso, ninguém quer que suas máquinas durem menos tempo. Afinal, é muito mais fácil fazer com que os equipamentos durem mais, do que precisar trocá-los por um novo antes do esperado. Mas, para isso, alguns cuidados são essenciais.

A duração dos equipamentos necessita de manutenções frequentes, além de depender da usabilidade do maquinário, que, se for feita da melhor forma, garante mais durabilidade e um melhor rendimento.

Para te auxiliar a aumentar a duração dos seus equipamentos, nós, da Vidramaq, trazemos essas dicas essenciais. Confira!

 

Manutenção das máquinas de vidro

A manutenção do maquinário deve ser realizada periodicamente como forma de prevenção, evitando problemas nos equipamentos.

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Assim que algum problema for detectado, as peças ou partes do equipamento danificadas ou desgastadas, devem ser imediatamente substituídas. 

A duração das peças depende de muitos fatores, como, por exemplo, a intensidade do seu uso. Quanto mais tempo funcionando, mais manutenção um equipamento irá precisar.

Além disso, a durabilidade das máquinas de vidro não depende apenas das peças, mas também do profissional que realiza o manuseio. O cuidado tomado pelo operador, influencia diretamente na frequência de manutenção.

 

Alguns exemplos de problemas que indicam o momento de fazer uma manutenção corretiva incluem:

– Vazamento d’água no tanque onde estão os rebolos;

– Vidro lapidado com filete variando, o que indica a presença de um problema de desgaste das pinças que transportam o material através da máquina;

– Pontas acetinadas no início ou no final do vidro, que ocorrem por conta do acerto dos rebolos ou até mesmo o acerto do transporte de entrada do material.

Por fim, a manutenção preventiva das máquinas de vidro é uma espécie de check-up, em que o profissional verifica todas as peças do equipamento para conferir se nenhuma delas está dando algum sinal de que apresentará um problema em breve. Para garantir que a sua produção não pare, ela deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Os equipamentos da Vidramaq são programados para emitir alertas de manutenções preventivas periódicas, como troca de óleo e calibragem.

 

Limpeza e lubrificação

Outro ponto muito importante, é a limpeza e lubrificação constante dos equipamentos. Para máquinas com tanque de água, realize periodicamente a troca da água. Os resíduos eliminados durante o processo de modelagem do vidro acumulam-se no fundo do tanque.

Máquinas como as biseladoras, necessitam de limpeza diária. Deve ser conferido também o contato do pó residual com outras partes do equipamento e realizada a sua remoção. 

A lubrificação também é fundamental para garantir o funcionamento correto e evitar atritos excessivos e desgastes desnecessários. Leia o manual e esteja atento aos períodos de lubrificação. Correntes, engrenagens, roldanas, eixos e rolamentos exigem uma atenção especial.

 

Reposição de peças

Máquinas para o processamento do vidro, como lapidadoras, biseladoras e lavadoras, de tempos em tempos precisam da reposição de suas peças, pois, com o tempo, começam a reduzir o seu rendimento e apresentar mau funcionamento.

Muitos vidraceiros têm dificuldade em encontrar as peças originais. Por isso, nós, da Vidramaq, mantemos em estoque essas peças, para que a empresa vidreira consiga adquirir quando necessário

 

Atenção na escolha das máquinas de vidro

Para não ter grandes problemas com as máquinas de vidro, é muito importante escolher fornecedores de confiança e que tenha uma história de competências e honestidade. Independente do equipamento que você deseja comprar, antes de fechar negócio, se puder, realize uma visita à empresa fornecedora. 

Cheque as instalações, saber se o fornecedor possui peças de reposição a pronta-entrega e como é o procedimento de instalação e assistência técnica. 

Outra recomendação importante é testar a máquina a ser comprada com vidros de diferentes tamanhos e espessuras.

A Vidramaq conta com uma equipe técnica e instrumentos próprios para realizar a instalação de suas máquinas (nível óptico e inclinômetro digital). Além disso, é realizada a conferência de todos os equipamentos antes que o comprador receba a máquina.

A qualidade dos nossos equipamentos é monitorada com precisão. A durabilidade pode ser de até dez anos ou mais, caso seja realizada a manutenção periódica e preventiva.

 

Precisa de equipamentos para vidros? Conte conosco! Conheça nossos equipamentos, mas, se preferir, entre em contato.

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL