24 jan

Quais são as habilidades que um vidraceiro deve ter?

Diversos setores do mercado são regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), muito devido à necessidade de garantir um serviço de qualidade para proporcionar segurança aos consumidores. É seguro dizer que as únicas vidraçarias realmente confiáveis são as que seguem essas normas.

Afinal, um desses setores regulamentados é justamente o vidreiro — e um dos pontos mais importantes tratados pela associação diz respeito às habilidades que um vidraceiro deve ter. Isso porque a atuação de um vidraceiro é extremamente ampla: começando no orçamento e indo até a instalação.

Na prática, isso significa que ele precisa ter certas habilidades para cumprir certas funções. E é exatamente isso que a Vidramaq te conta neste texto. Na sequência, você poderá acompanhar quais são as habilidades que um vidraceiro deve ter e, por fim, ainda conhecer as categorias de vidraceiros definidas pela ABNT.

Acompanhe!

 

Habilidades que um vidraceiro deve ter

De acordo com a ABNT, há dois níveis de habilidades para vidraceiros. O mais básico, que são as habilidades mínimas, exige que o profissional saiba fazer todo o básico que envolve a instalação do vidro e dos seus componentes, incluindo verificar a iluminação do ambiente, identificar o melhor tipo de ferragem para a aplicação, estudar o vão do local, verificar interferências, entre outros.

No entanto, como você já viu em outros textos da Vidramaq, há outros tipos de instalação considerados mais complexos — como as que envolvem vidros grandes. Tanto este caso quanto os de instalações em grandes alturas e de vidros especiais (como temperado e laminado) fazem parte das habilidades mais complexas.

 

Bônus: tipos de vidraceiros

Um ponto final que devemos tratar é o dos tipos de vidraceiros — divisão que também é realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. As habilidades que citamos acima fazem parte do tipo mais comum de vidraceiro: o instalador. Ele é extremamente importante, e toda vidraçaria deve ter pelo menos um destes profissionais.

Contudo, há outros tipos, encarregados de funções tão importantes quanto a instalação. São eles:

 

– Vidraceiro vendedor: é o profissional responsável pelo primeiro contato com os clientes. Ele é quem reunirá todas as informações necessárias para a elaboração do orçamento, além de fazê-lo também;

– Vidraceiro especificador: é aquele que entende as normas da ABNT melhor do que ninguém. Uma vez tendo as informações recolhidas pelo vidraceiro vendedor, ele definirá quais materiais deverão ser utilizados, sempre tendo como base o que as normas definem;

– Vidraceiro transportador: depois da produção e antes da instalação, há todo um processo de logística, manuseio e transporte que deve ser realizado. O responsável por isso é o vidraceiro transportador, garantindo a integridade do material que será entregue.

 

Vale citar que esses tipos de vidraceiros não são, necessariamente, pessoas diferentes. Um mesmo vidraceiro pode ter todas essas habilidades e, dependendo do momento do serviço, ser considerado um ou outro. Independente de ter profissionais diferentes envolvidos no projeto ou não, é fundamental ter todas essas habilidades dentro da vidraçaria.

Somente assim torna-se possível oferecer qualidade e segurança para cada cliente.

 

E você, já conhecia as habilidades que um vidraceiro deve ter? O que achou deste material? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo dicas para vidraçarias, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL