22 dez

Manutenção de máquinas para vidro: quando fazer?

Qualquer tipo de máquina — seja para o beneficiamento de vidros ou não — precisa ter uma rotina de manutenções. Isso porque, à medida que vão sendo utilizados, os equipamentos e suas peças ficam gastos. Com o passar do tempo, eles podem deixar de funcionar como deveriam, o que, no caso do mercado vidreiro, pode ser até mesmo perigoso.

E este é apenas um dos motivos por trás da importância da manutenção de máquinas para vidro. Mas, se é necessário que haja uma rotina de manutenções, quando elas devem ser feitas? Existe um intervalo ideal que deve ser respeitado? É preciso fazer manutenções de acordo com o tanto que a máquina é utilizada? Deve-se esperar um problema ocorrer para chamar um profissional?

Essas são algumas das perguntas que a Vidramaq responde neste texto. Além disso, ainda explicamos com mais detalhes por que é importante ter uma rotina de manutenção de máquinas para vidro.

Com este material, você poderá ter mais segurança e eficiência na sua vidraçaria — tornando-se um parceiro comercial mais confiável para seus clientes. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

Por que é importante ter uma rotina de manutenção de máquinas para vidro?

A melhor forma de entender a importância de uma manutenção de máquinas para vidro é através de exemplos. Pense no caso de uma lapidadora. Se a manutenção não estiver em dia, ela pode estar com uma ou mais peças não funcionando da maneira correta — o que impacta negativamente o resultado do seu trabalho.

Considerando que uma das funções da lapidação é acertar as arestas — fazendo com que elas não permaneçam pontiagudas e, consequentemente, perigosas —, podemos afirmar que peças defeituosas podem impedir que esse trabalho seja realizado.

E, quando a peça é mal lapidada, podemos ter alguns cenários diferentes. No melhor dos casos, o cliente “apenas” ficará insatisfeito com a peça mal acabada que recebeu. Já no pior dos casos, alguém pode se machucar gravemente devido às pontas do vidro.

Independente do que aconteça, o resultado será negativo para sua vidraçaria, visto que a imagem será prejudicada e clientes podem ser perdidos. Logo, fica claro que, por ter a função de manter os equipamentos funcionando corretamente, a manutenção de máquinas para vidro é indispensável em qualquer vidraçaria.

 

E quando ela deve ser feita?

Chegamos, enfim, à resposta que você veio procurar. É necessário reforçar que existem dois tipos distintos de manutenção: preventiva e corretiva.

Como o nome já sugere, a corretiva é realizada quando algum defeito acontece, buscando corrigir o problema. Por mais que possa ser necessária às vezes, ela não é a ideal, pois só é feita quando a máquina para de funcionar, o que atrasa a produção da vidraçaria. Escolha este tipo de intervenção apenas quando for estritamente necessário.

Alguns exemplos de problemas que indicam o momento de fazer uma manutenção corretiva incluem:

– Vazamento d’água no tanque onde estão os rebolos;

– Vidro lapidado com filete variando, o que indica a presença de um problema de desgaste das pinças que transportam o vidro através da máquina;

– Pontas acetinadas no início ou no final do vidro, que ocorrem por conta do acerto dos rebolos ou até mesmo o acerto do transporte de entrada do vidro.

Por fim, a manutenção preventiva é uma espécie de check-up, em que o profissional verifica todas as peças do equipamento para conferir se nenhuma delas está dando algum sinal de que apresentará um problema em breve. Para garantir que a sua produção não pare, ela deve ser feita pelo menos 1 vez por ano.

 

E aí, entendeu quando fazer uma manutenção de máquinas para vidro? A boa notícia que deixamos no final deste texto é que, além de vender equipamentos e peças de reposição, a Vidramaq também oferece o serviço de manutenção. Para saber mais e entender como podemos ajudar sua vidraçaria, é só entrar em contato conosco!

Por fim, caso tenha gostado das informações que trouxemos neste texto e queira continuar se mantendo informado, siga-nos no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL