28 fev

Arquitetura sustentável: como o vidro pode fazer parte?

A arquitetura sustentável tem se tornado um dos pontos centrais em diversos debates sobre urbanização, crises ambientais, igualdade e direito à moradia, geralmente como uma solução efetiva a longo prazo para essas problemáticas, uma vez que concilia e organiza os extremos da natureza humana.

Seres humanos são criadores por natureza, é um fato antropológico reconhecido e que justifica a existência contínua da nossa espécie, ao lado da nossa capacidade de comunicação. Mas na mesma medida em que nós somos dotados das faculdades de criação, também possuímos as de destruição.

Desde a Revolução Industrial, a maioria das nossas cidades tem crescido a ritmos inéditos, com a formação e expansão de megalópoles sendo um marco para a arquitetura e engenharia. Mas por outro lado, sofremos as consequências socioambientais oriundas deste desenvolvimento irrefreável.

O que nos traz de volta para a arquitetura sustentável: uma mudança fundamental de paradigma na forma como encaramos a noção de desenvolvimento urbano, social e ambiental, visando construir um futuro mais equilibrado e viável para futuras gerações. 

Mas quais são os princípios da arquitetura sustentável? Como esta filosofia opera na prática? E como o meio da vidraçaria pode contribuir para a construção de um mundo melhor?

São essas perguntas que nós da Vidramaq responderemos hoje, analisando os benefícios da arquitetura sustentável e seus métodos de aplicação, demonstrando que é, de fato, uma opção viável para frear os males de nosso tempo.

Se interessou pela temática? Então acompanhe conosco!

Boa leitura!

 

Arquitetura sustentável: em defesa do gênio humano

Apesar de ter ganhado um maior protagonismo nas últimas décadas, os princípios e práticas da arquitetura sustentável acompanham a humanidade desde sua gênese, tomando a forma da construção de ocas, casas de pau a pique e outras técnicas ancestrais de construção.

Por outro lado, precisamos considerar que a arquitetura sofreu, como todas as áreas do conhecimento humano, constantes metamorfoses através dos séculos. O que significa dizer que o entendimento moderno de arquitetura sustentável surge com o reconhecimento das crises climáticas, que tem seu apogeu entre os séculos XX e XXI.

De forma prática, os princípios da arquitetura sustentável advogam por uma reestruturação completa dos processos de construção civil, indo desde a otimização de recursos (tendo em vista que 25% dos materiais utilizados na construção civil atual são desperdiçados), de orçamentos, melhor uso e remuneração de mão de obra e adoção de estratégias que estimulam a autossuficiência de edificações

Em síntese, a arquitetura sustentável é uma defesa contundente do gênio humano, da nossa capacidade de encontrar soluções eficientes para problemas complexos e prosperar em meio as dificuldades — sejam elas da nossa própria confecção ou não.

 

O vidro e a arquitetura sustentável: uma relação complementar

O meio da vidraçaria não é apenas uma área complementar para a arquitetura sustentável, como também oferece componentes indispensáveis para a realização plena dos princípios dessa filosofia arquitetônica, alguns já utilizados na construção de fachadas de edifícios, por exemplo. 

Sob a ótica dos edifícios autossustentáveis, por exemplo, há uma demanda expressiva por autossuficiência energética, isolamento térmico, iluminação natural, uso de materiais reciclados na construção do prédio, entre outros aspectos. 

Cada um desses pontos precisará, em algum momento, fazer uso de materiais de vidraçaria para alcançar o objetivo estipulado. A iluminação natural, por exemplo, requer a instalação de painéis de vidro laminado ou peles de vidro em geral que permitam a abundante entrada de luz nos ambientes internos. 

Outro exemplo seria o uso de vidros autolimpantes, amenizando os custos com limpeza, reduzindo desperdícios com produtos químicos e consumo de água, ou ainda a instalação de vidros com isolamento térmico, contribuindo, por sua vez, com a otimização do uso de energia com aquecedores — especialmente relevante para as regiões mais frias do mundo.

 

Benefícios da arquitetura sustentável para o mercado de vidraçaria

Como esperamos ter ficado claro, todo o projeto que adota o princípio de arquitetura sustentável deve utilizar em abundância produtos de vidraçaria, o que abre uma oportunidade singular para negócios dentro desse mercado.

Para empreendimentos sustentáveis, por exemplo, há uma notável velocidade de venda e maior disposição na compra de produtos de qualidade, como vidros de laminação dupla e os já mencionados autolimpantes e de isolamento térmico.

Mas é importante ressaltar que a oferta de mão de obra capacitada para realizar a instalação desses materiais ainda é muito baixa, o que tende a desencorajar arquitetos e projetistas interessados na arquitetura sustentável de prosseguir com o plano original. E por isso, investir na capacitação de funcionários é fundamental para garantir novos contratos e fazer a manutenção de clientes.

Achou o conteúdo interessante? Te ajudou a entender melhor o conceito de arquitetura sustentável e suas implicações para o mercado de vidraçaria? Se quiser ter acesso a mais conteúdos como este, não deixe de seguir os perfis da Vidramaq no Facebook e Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL