14 jan

Vidro autolimpante: conheça e saiba mais!

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, mas o mercado vidreiro é altamente tecnológico. Graças a inovações que vão surgindo com o passar dos anos, nosso setor tem sido capaz de crescer e atuar com soluções cada vez mais práticas, eficazes e diferenciadas. Uma delas é o vidro autolimpante — assunto deste texto.

Quem já nos acompanha sabe que esta não é a primeira vez que falamos a respeito de tipos diferentes de vidro por aqui. No entanto, o vidro autolimpante é um que já chama a atenção apenas com seu nome. Já pensou em nunca mais precisar limpar os vidros da sua casa — incluindo móveis, janelas e espelhos? Isso pode ser uma realidade!

Com este texto, nós explicamos melhor tudo isso. Além de apresentar o vidro autolimpante, também mostraremos como ele funciona, suas principais características e até mesmo onde ele pode ser instalado.

Para saber mais sobre esta inovação única, é só continuar a leitura abaixo!

 

O que é vidro autolimpante? Como ele funciona?

Seu nome é bem sugestivo: o vidro autolimpante é um tipo de vidro que “se limpa sozinho”. Mas como isso acontece? Naturalmente, o vidro é um material que não reage muito bem com a água — tendo, na química, uma propriedade chamada de hidrofobicidade, que é quando uma molécula é aparentemente repelida por uma massa de água.

Na prática, isso pode ser observado com a queda de certa quantidade de água no vidro. Quando isso acontece, pequenas gotículas se formam, nas quais a poeira presente no vidro se concentra. Depois que esta água seca, a reação entre ela e a poeira é o que forma manchas no vidro — deixando-o visivelmente sujo.

A diferença do vidro autolimpante é que, durante sua produção, a chapa de vidro ganha uma camada de dióxido de titânio. Ao contrário do vidro, este composto reage bem com a água. Ao invés de o fenômeno que acabamos de citar, o que acontece com o vidro autolimpante é bem diferente.

Quando a água cai no vidro autolimpante, a presença do dióxido de titânio faz com que ela escorra por completo, se espalhando por toda a superfície da peça. Com isso, as gotículas não se formam, a sujeira não acumula e as manchas não aparecem.

Além disso, outra característica do dióxido de titânio é sua relação com os raios UV. Graças aos raios, o vidro autolimpante é capaz de repelir a poeira — bastando uma simples chuva para que elas não estejam mais no vidro.

 

Onde pode ser instalado?

Basicamente, em qualquer janela. Afinal, o uso do vidro autolimpante torna a rotina de qualquer casa muito mais prática e ágil. Contudo, foi visando uma aplicação mais específica que ele foi desenvolvido: fachadas, telhados, sacadas e outras estruturas de vidro.

Isso porque limpar os vidros dessas instalações é um desafio muito maior, podendo até mesmo colocar vidas em risco — especialmente nos casos de estruturas mais altas.

Por ser um tipo de vidro diferenciado e extremamente funcional, o vidro autolimpante está ganhando popularidade ao redor do mundo. Portanto, é provável que ele passe a ser observado cada vez mais em construções diversas.

 

E você, já tinha ouvido falar neste material? O que achou de suas características e possibilidades? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo informativo, basta seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL