11 out

Vidro termocrômico: o que é?

Já pensou em ter um vidro que muda de cor sozinho, de forma automática? É justamente esta a proposta do vidro termocrômico, um modelo que, apesar de relativamente recente, tem conquistado todos os setores do mercado.

Mesmo que ainda não tenha tantos anos assim, não é difícil de entender o sucesso que o produto conquistou em pouco tempo. Quando consideramos que vivemos em um mundo cada vez mais automatizado — com soluções para tornar as casas inteligentes —, este tipo de produto nunca fez tanto sentido.

Mas, antes de chegar aqui, você já tinha ouvido falar em vidro termocrômico? Sabe mais a respeito dele, além do fato de mudar de cor sozinho? Pois é exatamente isso que a Vidramaq fala neste texto! Na sequência, nós explicamos com mais detalhes o que é o vidro termocrômico, mostramos como ele é feito e ainda listamos suas vantagens.

Saiba mais!

 

O que é o vidro termocrômico?

Se você já acompanha nosso blog há um certo tempo — ou se é familiarizado com tipos de vidro diferentes —, é possível que tenha relacionado o objetivo do vidro termocrômico ao de outro material sobre o qual já falamos por aqui: o vidro polarizado.

Na prática, as propostas são quase as mesmas: mudar de cor seguindo a necessidade de quem está no ambiente. Contudo, há uma diferença crucial: o vidro polarizado exige que se aperte um botão. Quando isso é feito, há uma polarização e organização de partículas internas do vidro, que o transformam de transparente para opaco e vice-versa.

Com o vidro termocrômico, isso não é necessário. Seu grande diferencial é que, além da mudança do transparente para o opaco, ela ocorre de forma automática — mudança esta que é provocada pela intensidade da luz solar.

Quanto mais forte está a incidência do sol, mais opaco o vidro fica. Quanto mais fraca, mais transparente. A principal consequência disso é um maior conforto térmico e lumínico, nunca havendo excesso de luz e calor ao longo do dia.

 

Composição e vantagens

No entanto, para que um vidro tenha a capacidade de mudar de cor dessa forma, sua fabricação deve ter algumas particularidades. A primeira delas é que, assim como acontece com o polarizado, o vidro termocrômico é, obrigatoriamente, laminado ou insulado — isto é, tendo mais de uma camada de vidro intercalada por uma película de PVB.

O verdadeiro segredo está na composição da película. Nela, utiliza-se um elemento chamado vanádio (VO₂), e é ele que muda a cor do vidro. Sempre que recebe calor, o vanádio absorve esta alta temperatura e fica mais escuro, o que faz com que o vidro fique opaco.

A imagem abaixo, retirada do site Arch Glass Brasil, mostra como funciona o processo:

 

Quanto às vantagens, há toda uma lista que podemos citar. A primeira delas é a que já falamos mais de uma vez neste texto: o conforto térmico e lumínico que o vidro proporciona para o espaço, seja ele um ambiente corporativo ou até mesmo residencial.

Mas os benefícios não param por aí. Outro que não podemos deixar de citar é a facilidade de instalação. Como a mudança de cor ocorre de maneira natural, apenas com a luz do sol, o material não possui nenhum tipo de fiação. Com isso, qualquer tipo de esquadria pode ser utilizada sem nenhum problema.

Contudo, mesmo que todas sejam ótimas vantagens, nenhuma se compara à economia. Por aumentar o aproveitamento da luz natural, o vidro termocrômico promove uma maior economia de energia elétrica. Estudos estimam que, quando utilizado da maneira correta, este vidro pode reduzir as contas de luz em até 40%.

 

E você, o que achou deste tipo de vidro? Muito benéfico para todos, certo? Se você gosta de conhecer inovações do mercado vidreiro e achou este texto interessante, saiba que nós estamos sempre postando materiais assim. Para receber mais, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL