16 jul

Você já ouviu falar em vidro insulado?

Com o crescimento da utilização do vidro para várias finalidades diferentes, houve também, ainda que aos poucos, a necessidade de se desenvolver tipos de vidro capazes de suportar determinadas condições específicas. Alguns exemplos clássicos são o vidro temperado e o vidro laminado — muito usados quando se quer uma maior resistência. Mas você sabia que existem ainda mais tipos? Neste texto, a Vidramaq fala um pouco mais a respeito do vidro insulado.

Tendo características únicas, este tipo de vidro apresenta diversas vantagens e pode contar com diferentes aplicações. Para conhecer um pouco mais sobre o vidro insulado, continue a leitura deste texto e confira o conteúdo especial que nós preparamos!

 

O que é vidro insulado

Começamos mostrando o que o vidro insulado é. Você já deve ter visto em algum lugar por aí, muito provavelmente em um prédio comercial, aquelas janelas de vidro duplo, certo? É este vidro duplo, também conhecido como sanduíche de vidros, o vidro insulado. Ele é feito, normalmente, por duas ou mais peças de vidro coladas a um perfil de alumínio.

A produção deste tipo de vidro deve ser minuciosa; afinal, é necessário fazer uma selagem dupla. Primeiro, uma selagem que inibe trocas gasosas, garantindo que o produto obtenha as suas características termoacústicas. Depois, mais uma — que serve basicamente para que o conjunto seja mantido estável.

 

Suas vantagens

Como acabamos de citar, o vidro insulado possui características termoacústicas. Isso quer dizer, na prática, que ele tem os isolamentos térmico e acústico como principais vantagens. E é exatamente por esta razão que o vidro insulado é tão encontrado em estabelecimentos comerciais; porque eles são locais de negócios, em que os ruídos e desconfortos térmicos podem causar grande incômodo.

Outra vantagem do vidro insulado é que ele permite um maior aproveitamento da luz solar, visto que ele promove a entrada da luz sem que as pessoas dentro do local sofram com o calor — graças ao isolamento térmico. Com isso, reduz-se os gastos com energia elétrica provenientes das luzes que deveriam ser ligadas mais cedo.

 

Aplicações do vidro insulado

Por fim, as aplicações do vidro insulado. Ainda que os prédios comerciais que normalmente sofrem com barulho e incidência solar de forma direta sejam os que mais utilizam o material na maioria dos casos, este tipo de vidro não se limita a eles.

Você já reparou naqueles vidros de estações de rádio ou de estúdios musicais? Pois saiba que eles são vidros insulados. A necessidade da utilização deste tipo de vidro se dá pelo fato de que qualquer pequeno ruído pode atrapalhar a gravação e exigir que tudo seja feito novamente desde o começo — causando enormes prejuízos.

Outro exemplo de aplicação além dos estabelecimentos comerciais é em alguns tipos de laboratórios. Graças ao fato de precisarem manter uma temperatura estável, os benefícios térmicos do vidro insulado são de grande ajuda nesses casos.




E você, já conhecia este tipo de vidro? Gostou das suas possibilidades e vantagens que traz sempre que utilizado? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram hoje mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL