21 jul

6 dicas para fazer a instalação de pisos de vidro

Muito além de estruturas que garantem uma ótima estética, os pisos de vidro são extremamente resistentes e seguros. Embora muita gente ache que são frágeis, podem suportar grandes cargas e ainda proporcionam a integração entre ambientes, melhor aproveitamento da iluminação natural e a visibilidade do que está embaixo.

Eles são ainda uma ótima opção para espaços turísticos, no projeto de pontes ou passarelas, por exemplo.

Mas para poder aproveitar todos os benefícios que os pisos de vidro oferecem ao ambiente, as instalações precisam ser feitas com muita atenção. Por isso, nós, da Vidramaq, separamos um passo a passo para lhe auxiliar. Acompanhe!

 

É seguro? 

Essa é a dúvida de muita gente: será que os pisos de vidro são totalmente seguros? Segundo especialistas, sim. Como a instalação deve seguir normas, como a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações, somente um impacto enorme com material rígido para causar alguma trinca ou quebra, o que, segundo especialistas, é praticamente impossível. 

Esse tipo de vidro é capaz de suportar o peso de 10 pessoas por metro quadrado. É por isso que a projeção e a instalação do material devem ser realizadas por um profissional experiente. De modo geral, para que o piso mantenha sempre uma boa estrutura e aparência, é essencial realizar as vistorias periódicas.

 

Acompanhe o passo a passo

Para que a instalação desses pisos seja feita de forma correta e com segurança, preste atenção nesse passo a passo que preparamos:

 

1. Escolha o vidro adequado

Para garantir a segurança do local, a primeira coisa a ser feita é escolher o material adequado para o projeto.

Mesmo não existindo uma norma específica no Brasil para pisos de vidro, a já mencionada NBR 7199, determina que apenas os vidros laminados (formados por pelo menos duas placas de vidro) podem ser usados para essa aplicação.

Especialistas do setor vidreiro também recomendam o uso de interlayers (camada intermediária) estruturais nesses laminados, para maior adesão entre as placas e para impedir que a quebra de uma possa causar a queda da estrutura.

No caso dos apoios para o piso, caso exijam a furação dos vidros, eles devem ser sempre laminados temperados.

 

2. Faça cálculos

Para que não haja erros no projeto, são necessários alguns cálculos, entre eles o da capacidade de carga e da espessura que o material utilizado deve ter. Se essa conta não for feita de forma correta, pode gerar impactos na resistência do conjunto.

As dimensões das peças e a quantidade de apoios precisam ser levados em conta, assim como eventualidades, como a queda de um objeto pesado. Caso alguma das placas de vidro se quebre, as demais peças da composição devem suportar a carga pelo tempo necessário para evacuação e isolamento do local e substituição do vidro.

 

3. Evite atritos

Para evitar o contato direto entre as bordas dos vidros e materiais rígidos, que podem causar a sua quebra, devem ser usados calços de borracha, na lateral e no fundo do apoio. Os apoios das bordas dos pisos devem ter, no mínimo, uma vez e meia a espessura total do material.

 

4. Não esqueça das vistorias e manutenções

Para manter a segurança e durabilidade dos pisos de vidro, são necessárias vistorias ao menos uma vez por ano nas interligações do sistema e em suas vedações. Oriente o cliente a respeito da limpeza e manutenção. Não devem ser usados produtos químicos!

Além disso, é importante destacar que o vidro laminado não pode ter contato direto e permanente com água ou estar exposto à umidade.

 

5. Cuidado com pisos de vidro em áreas abertas

Áreas abertas exigem atenção especial. Como o risco de chuva e do local ficar molhado ou úmido é maior, é recomendável que a face externa do laminado seja uma placa de vidro impresso ou receba um revestimento antiderrapante. Essa é uma precaução importante para evitar possíveis acidentes.

 

6. Procure um especialista para realizar a instalação

Contratar um profissional que não seja apto a realizar a instalação pode colocar você e muitas outras pessoas em risco. O procedimento deve ser feito apenas por empresas especializadas em estruturas de vidro.



Sem dúvida os pisos de vidro podem dar um ar incrível na decoração de qualquer ambiente, seja ele comercial, turístico ou residencial. Mas para o sucesso desse projeto, é imprescindível seguir todos os passos aqui citados, além de escolher uma empresa de confiança, com profissionais qualificados e que utilizem materiais de qualidade.

Gostou das dicas e quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais!

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL