3 jan

Vidro quebra espontaneamente? Por que isso acontece?

Como você deve saber, o vidro convencional é relativamente frágil a impactos mecânicos. Quase sempre que vemos uma peça de vidro quebrada, este tipo de choque é a principal causa. E isso não é exclusividade de vidros convencionais — peças diferenciadas, como as de vidro temperado, também estão suscetíveis a quebras devido a choques e impactos, mesmo que em um grau muito menor.

Mas você já parou para pensar que existem outras causas para a quebra de uma peça de vidro? É isso mesmo; dependendo da situação, o vidro quebra espontaneamente, sem que haja a necessidade de algum tipo de impacto.

Mas por que isso acontece? E como evitar que isso aconteça — tanto para proteger as pessoas quanto para não ter prejuízos? Essas são algumas das perguntas que a Vidramaq responde ao longo deste texto.

Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura abaixo!

 

É possível que um vidro quebre “sem motivo”?

Como citamos na introdução, sim. Não é necessário que haja qualquer choque mecânico para que uma peça de vidro se quebre. No entanto, é importante reforçar que a quebra não ocorre sem motivos, mas sim graças a outras causas que não chamam a mesma atenção e, em alguns casos, não são nem visíveis.

Às vezes, a verdadeira causa pode estar relacionada a questões referentes à instalação, enquanto, em outros, as condições do local não são adequadas.

Esse tipo de situação reforça a importância de seguir todas as recomendações do mercado e, principalmente, as normas da ABNT. Afinal, uma instalação bem feita e a escolha de um tipo de vidro específico para determinada aplicação são fatores que podem ser garantidos quando as normas são seguidas e respeitadas.

 

Por que o vidro quebra espontaneamente?

Há, basicamente, três causas que podem ser responsáveis por uma situação em que o vidro quebra espontaneamente.

A primeira delas é uma que já citamos anteriormente: erros na instalação. Quando as folgas e os calços corretos para cada tipo de aplicação não são feitos, o vidro acaba sofrendo com pressões que, com o passar do tempo, podem fazer com que ele se quebre.

A segunda está relacionada com a falta de cuidado no armazenamento. Se o vidro não for guardado ou manipulado com todo o cuidado necessário, ele pode ter pequenas trincas que passam despercebidas. Mais uma vez, o passar do tempo pode fazer as trincas se agravarem e ocasionarem a quebra espontânea.

Por fim, uma situação que ocorre apenas com vidros modificados — especialmente com o vidro temperado. Após o processo de aquecimento e refrigeração que aumenta a resistência do vidro, ele pode ter a presença de partículas de sulfeto de níquel. Esta substância, quando em contato com o sol, pode fazer a peça rachar. Para evitar que algo assim aconteça, um diagnóstico detalhado e cuidadoso deve ser realizado.

 

E você, já sabia que o vidro quebra espontaneamente? Tinha alguma noção das possíveis causas para este problema? Caso tenha gostado de aprender um pouco mais a respeito do assunto e queira continuar recebendo conteúdo, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL