17 jan

Como calcular o peso do vidro?

Você sabia que, com certas relações matemáticas, é possível chegar a alguns dados sem a necessidade de medi-los diretamente? E o melhor de tudo é que não é preciso ser um grande gênio matemático para colocar esses cálculos em prática; basta aplicar fórmulas simples e pronto. No nosso setor, uma das aplicações mais relevantes para isso é na hora de calcular o peso do vidro.

E se você não vê a necessidade ou a importância de calcular o peso do vidro, talvez seja a hora de rever seus métodos de instalação. Afinal, dependendo da massa da peça, diferentes equipamentos devem ser utilizados para garantir a qualidade do serviço e a segurança das pessoas — sendo esta ainda mais importante.

Neste texto, a Vidramaq fala melhor sobre o assunto. Além de reforçar a importância de saber calcular o peso do vidro, nós também mostramos como fazer o cálculo.

Confira!

 

Por que é importante saber calcular o peso do vidro?

Porque, apesar de ter uma aparência delicada, o vidro é um material pesado. Nos casos de peças grandes, a medida pode ser de dezenas de quilos — o que exige uma instalação ainda mais segura. Afinal, é com base no peso que o vidraceiro irá determinar tanto o transporte quanto as estruturas.

Na instalação de uma janela, por exemplo, a esquadria pode ter que ser reforçada. Já para instalar um box de vidro, a estrutura que acompanha as peças também deve ter uma resistência de acordo com o peso do material.

Para se ter uma ideia da importância de calcular o peso do vidro, a própria Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o cálculo que deve ser feito e a fórmula a ser utilizada. Tudo isto está disposto na NBR 7199 e, na sequência, nós te ensinamos como fazer o cálculo.

 

E como fazer este cálculo?

Ele é extremamente simples, tratando-se apenas de uma multiplicação entre três fatores. Para descobrir o peso do vidro, faça:

Altura x Largura x Peso da espessura

Enquanto a altura e a largura são medidas que variam dependendo da peça, o peso da espessura é um número fixo. Cada milímetro de espessura de m² tem 2,5 kg. A lista abaixo ajuda a entender melhor:

– 1 mm = 2,5 kg

– 2 mm = 5 kg

– 3 mm = 7,5 kg

– 4 mm = 10 kg

– 5 mm = 12,5 kg

– 6 mm = 15 kg

– 7 mm = 17,5 kg

– 8 mm = 20 kg

– 9 mm = 22,5 kg

– 10 mm = 25 kg

E assim por diante.

Vale citar que, para obter um resultado em kg, as medidas de altura e largura devem ser inseridas em metros. Para não restar nenhuma dúvida, vamos mostrar dois exemplos: um para uma peça grande e outro para uma peça pequena.

Se a peça em questão tiver 2 metros de altura, 2 metros de largura e 8 milímetros de espessura, o cálculo que deve ser feito é 2 x 2 x 20. O peso desta peça é de 80 kg.

Já uma peça com 50 centímetros de altura, 20 centímetros de largura e 4 milímetros de espessura, por exemplo, teria um peso de 1 kg. O cálculo para chegar neste número é de 0,5 x 0,2 x 10.

 

E por aí, entendeu a importância de calcular o peso do vidro? Aprendeu a aplicar a fórmula? Caso tenha gostado das dicas que trouxemos neste texto e queira receber mais, não deixe de seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL