18 out

Trabalha com box de vidro? Então confira essas dicas!

Mesmo que o setor vidreiro permita que se trabalhe em diversas áreas, poucos serviços são tão promissores quanto a instalação de box de vidro — especialmente para os vidraceiros que trabalham com consumidores finais. Vidraçarias que não oferecem este tipo de serviço podem estar perdendo uma grande oportunidade de mercado.

Por outro lado, o box de vidro é uma peça com diversas particularidades, principalmente por ficar alocada em um local muito úmido. Isso faz com que alguns cuidados sejam necessários para realizar uma instalação correta e satisfatória.

E foi com isso em mente que a Vidramaq preparou este texto. Se você não trabalha com box de vidro, quer aproveitar esta oportunidade mas não sabe exatamente como e precisa de dicas, você veio ao lugar certo!

Para saber mais, é só continuar a leitura!

 

5 dicas para quem trabalha com box de vidro

 

1. Ferramentas corretas

Antes de realizar a instalação de qualquer box de vidro, o vidraceiro deve estar com todas as ferramentas exigidas, além, é claro, dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Para esse tipo de instalação, você precisará de:

– Chaves philips e de fenda;

– Jogo de chaves allen;

– Lima chata murça;

– Alicate universal; 

– Martelos normal e de borracha;

– Ferramentas de corte (como estilete e arco serra);

– Outros equipamentos (incluindo furadeira de impacto, parafusadeira, máquina de furar sem martelete e serra meia esquadria).

 

2. Abertura da porta

Um ponto extremamente importante para garantir o conforto de quem irá usar o box é a abertura da porta. O ponto mais importante é que ela, obrigatoriamente, deve abrir para dentro do box.

Além disso, sua remoção deve ser facilitada — e é obrigação do vidraceiro orientar o cliente a respeito da forma correta de removê-la.

 

3. Vedação

Como você sabe, boxes de vidro ficam muito molhados graças à água do chuveiro. Se ele não tiver nenhum tipo de vedação, a água pode sair para fora e causar diversos transtornos em todo o espaço do banheiro.

Portanto, a vedação deve ser muito bem feita quando o produto for instalado. Para isso, além dos materiais — que já citamos —, o vidraceiro deve utilizar um silicone de cura neutra em todas as bordas.

 

4. Testes

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui diversas normas relacionadas ao mercado vidreiro. Uma delas exige que os fabricantes realizem testes de seus produtos em um laboratório que seja credenciado pelo Inmetro.

Sendo assim, é fundamental que você conheça bem seus fornecedores e tenha a certeza de que eles fazem esses procedimentos. Assim, evita-se que qualquer problema relacionado ao não seguimento das normas ocorra.

 

5. Normas técnicas

E, falando em normas técnicas… Antes de aplicar qualquer uma das dicas que demos acima, a absoluta prioridade é seguir todas as medidas indicadas pela norma que fala a respeito de boxes de vidro: a NBR 14207.

Entre outras informações, ela destaca os tipos de vidro que podem ser utilizados para a fabricação de um box, assim como a espessura das peças.

 

Agora ficou mais fácil trabalhar com box de vidro, não acha? Se gostou das nossas dicas e quer continuar recebendo conteúdo deste tipo, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL