31 mar

2022 é o Ano Internacional do Vidro!

Com o intuito de enfatizar a importância tecnológica, científica, cultural e econômica do vidro, material mais puro e único 100% reciclável que existe, o Conselho da ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que 2022 é o Ano Internacional do Vidro. 

Por isso serão discutidos conteúdos relacionados ao papel do vidro no nosso cotidiano, suas aplicações nos mais diversos segmentos, além de abordar um pouco sobre a arte e história do material.

A decisão ocorreu por conta de uma solicitação feita pela Community of Glass Associations (CGA – Comunidade de Associações Vidreiras) em conjunto com a International Commission on Glass (ICG – Comissão Internacional do Vidro) e o International Committee for Museums and Collections of Glass (ICOM-Glass – Comitê Internacional de Museus e Coleções de Vidro).

 

Qual o significado da celebração

Sabemos que o vidro faz parte do nosso dia a dia. Ele  está  presente nos utensílios domésticos, nas embalagens dos alimentos que consumimos,  nas telas que nos conectam com o  mundo, nas janelas e fachadas e ao mesmo tempo nos integram com o meio externo.  

O Ano Internacional do Vidro representa a celebração da importância do utensílio, destacando o seu papel essencial para o desenvolvimento da sociedade ao longo da história.

O evento foi nomeado como IYOG2022. A iniciativa começou em 2018 e o apoio veio de 1.500 instituições da área de educação e pesquisa, cultura e indústria de 78 países localizados em cinco continentes.

Mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, o projeto foi negociado com as missões de vários países na ONU durante o mês de abril e aprovado em maio de 2021. A resolução formal foi acordada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 18 de maio.

 

Eventos de comemoração do Ano Internacional do Vidro

Para celebrar o momento, eventos e projetos estão sendo realizados por todo o mundo ao longo do Ano Internacional do Vidro, como exposições internacionais em galerias de arte e museus; reportagens especiais de revistas do setor; e diversas outras atividades, confira algumas:

  • Conferência de Abertura em Genebra –  ocorreu fevereiro;
  • Congresso Industrial Internacional de Alta Tecnologia em Xangai – abril;
  • Congresso Internacional do ICG – Berlim, julho;
  • Exibições internacionais de vidro em galerias de arte e museus ao longo do ano;
  • Congresso de encerramento no Japão, dezembro de 2022.

Segundo os administradores dos eventos, a visão do Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas (IYOG2002) consiste em celebrar o passado, presente e o futuro do vidro. Além disso, o intuito é construir alianças mundiais focadas em ciência e engenharia e ao mesmo tempo abordar o equilíbrio de gênero e as necessidades dos países em desenvolvimento/economias emergentes.

 

Impactos do título para o setor ao longo do ano

Se você trabalha no segmento, 2022 é o seu ano de destaque. Universidades e centros de pesquisa, sociedade civil, associações, artistas, educadores, fabricantes e empresas de todo o mundo direcionarão um olhar especial para o vidro e tudo que envolve o material, desde a sua produção, utilização, reutilização e até o descarte, com destaque para a reciclagem.

O Brasil comemora o Ano Internacional do Vidro iniciando um caminho de aumento na capacidade produtiva no setor de embalagens do material e grandes esforços dedicados por um número crescente de empresas atuantes no segmento de reciclagem do material e logística reversa. A intenção é transformar o vidro em protagonista da sustentabilidade.

 

O evento vem para reforçar a relevância cotidiana do uso do vidro no caráter artístico e no potencial de união entre tradição e inovação desse material. As utilizações do vidro são infinitas e extremamente versáteis, fazendo dele uma presença certeira na construção, no meio científico e artístico.

Se o vidro já é um material presente no seu cotidiano e você quer expandir os seus negócios, acesse nosso site, conheça nossos equipamentos.

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL