20 jul

Qual é o tempo de decomposição do vidro?

O reaproveitamento de materiais nunca foi tão importante quanto é hoje. Afinal, o planeta passa por um momento crítico, em que os recursos naturais devem ser muito bem utilizados para que não se esgotem e não causem danos à natureza. Materiais como o plástico, por exemplo, podem demorar mais de 100 anos para se decompor inteiramente na natureza. Mas, e quando trazemos isso para a nossa realidade? Você sabe qual é o tempo de decomposição do vidro?

É exatamente este o assunto que a Vidramaq explora neste texto. Além de mostrar o tempo de decomposição do vidro, comparando-o com o de outros materiais conhecidos, nós ainda reforçamos a importância do descarte correto e da reciclagem. Assim, garante-se que os danos sejam os menores possíveis.

Continue a leitura e descubra!

 

Tempo de decomposição do vidro

Sempre que algum instituto desenvolve uma tabela com o tempo de decomposição de diferentes materiais, o vidro é o líder. O tempo é tanto que há quem o classifique como indeterminado. No entanto, a média que parece ser consenso entre uma grande parte dos especialistas é algo entre 4 e 10 mil anos.

Um exemplo prático da dificuldade de decomposição do vidro são as igrejas europeias com seus vitrais. Mesmo que tenham sido construídas na Idade Média, há centenas de anos, as gravuras e imagens feitas com vidro seguem intactas — apesar do passar dos séculos.

Para se ter uma ideia de quanto o tempo de decomposição do vidro é grande, basta fazer uma comparação com outros materiais conhecidos. Veja abaixo:

– Plástico: Cerca de 100 anos;
– Papel: Entre 3 e 6 meses;
– Chiclete: 5 anos;
– Sacola plástica: Entre 30 e 40 anos;
– Metal: Entre 50 e 100 anos.

Mesmo que alguns até tenham um tempo mais elevado, como são os casos do plástico e do metal, nenhum deles se compara ao vidro. Isso faz com que o reaproveitamento seja ainda mais importante, como nós falamos melhor na sequência.

 

Reforçando a importância do descarte correto e da reciclagem

Agora que você sabe qual é o tempo de decomposição do vidro, é certo que já entende a importância de evitar que ele seja descartado na natureza, certo? Afinal, o vidro é um material que pode ser reciclado com certa facilidade, então não há nenhum motivo para que ele seja simplesmente descartado.

O que você, vidraceiro, deve fazer é embrulhar o vidro que quiser descartar em jornais e guardá-lo em caixas de papelão. Depois disso, leve o material até um ponto de descarte específico para vidro. Posteriormente, este material será recolhido por uma empresa especializada e encaminhado para a reciclagem.

Aqui mesmo em nosso blog, nós temos outro texto falando a respeito da importância do descarte correto do vidro e mais detalhes sobre como fazê-lo. Você pode conferir o material clicando neste link.

 

Quando bem utilizado, o vidro pode ser um material incrível e de baixo impacto para a natureza. O que deve ser evitado é o descarte na natureza, pois, como você viu, o tempo de decomposição do vidro é altíssimo.

Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL