14 set

Quais os tipos de vidro mais utilizados no setor vidreiro?

No setor vidreiro existem atualmente diversos tipos de vidro, com diferentes cores e texturas, além das tecnologias aplicadas a eles. Práticos e versáteis, são cada vez mais utilizados em diferentes projetos, sejam grandes empreendimentos ou pequenas reformas.

Mas você sabe quais são os mais utilizados no segmento vidreiro? Hoje vamos falar sobre os tipos de vidro mais utilizados nesse ramo. Continue a leitura!

 

Conheça os tipos de vidro

O vidro é um material moderno e sofisticado, que está presente em grandes projetos e no nosso cotidiano. Ele é responsável por reduzir gastos com iluminação, aumentar a segurança e incrementar a decoração de ambientes. Além do mais, é uma das peças mais procuradas na construção civil e pelos arquitetos.

Entre os mais utilizados no setor, estão o float ou comum, temperado, laminado e aramado. Confira as características de cada um:

       

Temperado

Devido ao processo de têmpera, o temperado é cinco vezes mais resistente do que o comum. É um produto que garante mais segurança, pois ao se quebrar, estilhaça em cacos não cortantes.

O material ganha propriedades de resistência mecânica e térmica, após passar por um processo de aquecimento a mais de 600 graus, em um forno de têmpera horizontal ou vertical, seguido de resfriamento. É muito usado em janelas, divisórias, portas e boxes.

 

 

 

Laminado

Considerado um dos vidros mais seguros do mercado, o laminado é formado por duas ou mais chapas, intercaladas por uma película de proteção que tem a função de conter os cacos de vidro em casos de quebra e de preservar o vão.

Quando submetidas ao calor e pressão, essas camadas aderem-se, resultando em um vidro resistente e de alta qualidade, com capacidade de proteção, inclusive contra raios UV. Por isso, faz parte da categoria de vidros de segurança, sendo muito indicado para construção civil.

Sua resistência pode chegar a ser 100 vezes maior do que os comuns, com a composição de várias chapas de espessuras e tamanhos diferentes e películas de vários tipos. Essas propriedades garantem suas principais funções: resistência acústica, térmica ou mecânica.

Essa é a melhor opção para pisos ou escadas. Pode ser plano ou curvo e fabricado em diversas cores.

 

Aramado 

Formado por uma rede metálica em sua massa, é um vidro impresso que, por não trazer riscos de corte em casos de quebra, também é considerado um vidro de segurança. Pode ser usado como alternativa ao temperado.

 

 Float ou comum

Também conhecido como vidro comum ou plano, o float é a base para a fabricação da maioria dos tipos de vidro especiais e está entre os mais requisitados do mercado vidreiro. A partir dele, são produzidos outros modelos, como o temperado, serigrafado, laminado, entre outros.

Além de ser o mais utilizado, é o mais procurado pelos consumidores, pois se trata de um produto de baixo custo e básico em sua aplicação. Normalmente não precisa passar por tratamento e tem diversas possibilidades de aplicação.

Entre suas principais aplicações, além de matéria­-prima para a fabricação dos outros tipos de vidro, é muito utilizado em janelas com esquadrias de alumínio, ferro, madeira e PVC, e também para integração de ambientes.

O float pode ser incolor, fumê, bronze ou esverdeado. Para obter outras cores, é necessário adicionar corante no processo de fabricação. Pode ser produzido em diversos tamanhos e espessuras de 2, 15 e 19 mm.

 

 

 

São inúmeras as vantagens de cada um dos tipos de vidro que abordamos aqui, principalmente por serem os mais procurados pelos consumidores. Por isso, eles não podem faltar em uma vidraçaria. Mas para oferecer um bom produto, um vidraceiro precisa contar com máquinas de qualidade. E isso, nós, da Vidramaq, temos para oferecer.

O que achou desse conteúdo? Você já conhecia todos esses tipos de vidro? Para mais conteúdos como esse, acesse outros textos do blog e acompanhe nossas redes sociais.

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL