15 ago

Quais os tipos de lapidação do vidro?

Quando os vidraceiros realizam cortes nas peças de vidros, podem ser necessários ajustes dimensionais no material. Existem alguns tipos de lapidação, para correções em imperfeições nas bordas e retirada de superfícies cortantes. 

Esse processo serve para dar acabamento ao material e torná-lo mais seguro durante seu manuseamento, além de evitar trincas e quebras. O trabalho funciona como um “lixamento” e é semelhante ao processo de lapidar jóias. 

O procedimento, que pode ser considerado uma verdadeira arte, aperfeiçoado ao longo dos tempos, é muito utilizado em espelhos, tampos de mesa e peças mais artísticas, destacando ainda mais o acabamento e recortes do vidro, ressaltando a beleza do produto.

No artigo de hoje, nós, da Vidramaq, vamos te apresentar os diferentes tipos de lapidação. Continue a leitura!

 

Como é feita a lapidação do vidro

Esse processo é feito através dos rebolos diamantados pressionados contra a superfície do material. A indústria vidreira tem evoluído muito e cada vez mais são desenvolvidos equipamentos de todos os portes para diversas necessidades do setor

As máquinas lapidadoras automatizam o trabalho, o que garante mais agilidade para a produção. No processo feito pelas máquinas automáticas, o vidro é que se movimenta para ser trabalhado.

Ao final, ainda há uma etapa de polimento para recuperar o brilho original da peça. Com a evolução do maquinário, é possível uma variedade de detalhes, produzidos de forma mais padronizada e ágil.

 

Conheça os tipos de lapidação

Essa automação no processo proporciona uma agilidade maior na produção dos produtos. Os acabamentos mais tradicionais são aqueles chamados de filetados, mais retos nos cantos. Outro muito comum é o vidro com lapidação com canto moeda, mais arredondado, e as bordas com lapidação meia cana. Conheça os principais tipos de lapidação:

 

Lapidação 2G, 3G E OG

Podem ser feitos trabalhos mais complexos e perceptíveis tanto aos olhos quanto ao toque, criando espécies de degraus nas bordas do vidro. É o caso das lapidações 2G, 3G e OG, usando o chanfrado de maneiras variadas. 

 

E o que é o bisotê?

Assim como a lapidação, o bisotê é um método de acabamento feito nas bordas do vidro. A diferença, no entanto, está nos detalhes. Aqui, as bordas são trabalhadas e chanfradas em angulação. Com isso, cria-se uma espécie de moldura natural com o próprio material, deixando-o mais sofisticado. 

Além das características que confere ao vidro, outra diferença do bisotê para a lapidação é o tipo de peça em que ele costuma ser feito. Enquanto a lapidação é praticamente indispensável em vidros convencionais, o bisotê está muito mais presente em espelhos.

 

Como escolher entre os diferentes tipos de lapidação 

Não existe uma regra específica para a escolha de determinados tipos de lapidação, pois na decoração, o mix de texturas e materiais é uma das grandes tendências dos últimos tempos. Escolha o vidro de acordo com o estilo e a sua funcionalidade.

De um modo geral, os vidros de lapidação mais sofisticada, como a reto-filete, além dos bisotês, são usados em tampas de mesa de centro ou de jantar. Já para usos mais formais, como mesas de conferências, escrivaninhas e aparadores de vidro, as lapidações mais simples, por serem mais retas e austeras, são as mais indicadas. 

 

Lapidar as peças agrega valor, principalmente para as que já tenham acabamentos especiais, como, por exemplo, os vidros fantasia. Esses modelos possuem grande demanda para ambientação e decoração, além de serem usados em objetos, como quadros, porta-retratos e painéis. 

O processo de lapidação das peças, garante a resistência e segurança, já que o material será bastante manuseado. Para que essa atividade seja bem sucedida, é essencial adquirir um equipamento de qualidade. Procure fornecedores de confiança e, se possível, cheque as referências.

Nós, da Vidramaq, oferecemos as melhores máquinas para o setor vidreiro, além do suporte técnico e garantia. Quer saber mais? Conheça nossas máquinas e saiba mais sobre nós em nossa página principal. Você pode conferir também o  nosso portfólio com os principais equipamentos!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL