18 mar

Entenda como o vidro insulado mudou a arquitetura

Provavelmente você já deve ter visto em algum lugar aquelas janelas, portas ou sacadas de vidro duplo. Também conhecido como sanduíche de vidros, o modelo se chama vidro insulado. Ele é feito, normalmente, por duas ou mais peças de vidro coladas a um perfil de alumínio.

O nome já indica a sua principal característica, insulado remete à ‘separado’ ou ‘afastado’. A estrutura do vidro insulado utiliza duas ou mais placas de vidro instaladas de maneira separada, com um espaço entre elas.

Essas características promoveram certas transformações na arquitetura e nas formas de utilização dos vidros, entenda como.

 

Características e utilizações do vidro insulado

Além de ser um vidro duplo, sua principal característica é o isolamento acústico e térmico. Por esse motivo é indicado para vários tipos de construções, como: Residências; Empresas; Indústrias; Hotéis; entre outros. O vidro insulado pode ser usado para fabricar janelas, portas, fachadas, claraboias, etc. 

No perfil espaçador forma-se uma câmara interna totalmente estanque que contém ar desidratado ou gás responsável por manter o ar desidratado – a fim de garantir que o interior do vidro duplo não embace. Para promover estanqueidade são efetuadas duas selagens na estrutura, sendo que a primeira selagem impede a troca de gases no perfil e a segunda garante estabilidade da peça.

É essa estrutura é o que garante as vantagens desse modelo, pois dificulta a troca de calor e sons entre os ambientes interno e externo, já que uma das placas absorve a maior parte do calor e do som, mas o perfil espaçador impedirá que as mesmas sejam transmitidas para a(s) próxima(s) placa(s) de vidro e, consequentemente, para dentro do ambiente.

 

Quais as vantagens?

Além de inovação e modernidade, o vidro insulado garante ao projeto arquitetônico conforto acústico, beleza e alívio térmico. Com a estrutura do vidro duplo é possível criar ambientes aconchegantes e iluminados.

O conforto termoacústico é a principal vantagem. Além da tranquilidade garantida pela ausência de ruídos externos, o alívio térmico promove a redução do uso de instrumentos para garantir a climatização do ar, como ventiladores e ar-condicionados. Além disso, esse material permite a redução do uso de iluminação artificial, o que reflete diretamente no bolso do cliente, além de diminuir a emissão de gases no planeta. 

Outra vantagem muito importante para os arquitetos e profissionais da construção civil é o fato de que o vidro insulado permite a utilização de placas de vidro diferentes numa mesma estrutura. Dessa forma é possível combinar tecnologias e oferecer o máximo de praticidade, conforto e segurança.

 

Qual o papel do vidro insulado para a arquitetura?

Como o vidro insulado permite a combinação de diferentes tipos de vidros, ele pode ser utilizado nas mais diversas situações. Os prédios comerciais são os que mais utilizam esse material, pois sofrem com barulho e incidência solar de forma direta. Porém, o seu uso não se limita a eles.

Estações de rádio e estúdios musicais são outros exemplos de setores que optam por esse modelo. A motivação da escolha se dá pelo fato de que qualquer pequeno ruído pode atrapalhar a gravação, causando grandes prejuízos.

Outro setor que também tem preferência por esse padrão de vidro é em alguns tipos de laboratórios, pois precisam manter uma temperatura estável. Os benefícios térmicos do vidro ajudam nesses casos, por permitir manter a temperatura em determinado nível.

Com todas essas vantagens e diferentes possibilidades de utilização, o vidro insulado é considerado um avanço para os novos projetos arquitetônicos de diferentes segmentos. Não é por acaso que esse modelo de vidro já é exigido por lei em novas construções dos Estados Unidos e Europa. 

 

E você, já sabia da importância desse modelo de vidro? Quer saber mais sobre temas relacionados? Siga nosso Facebook e Instagram.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL