22 nov

Conheça o vidro translúcido!

Conhecido como a nova tendência da arquitetura, o vidro translúcido substitui o vidro transparente, trazendo mais privacidade e sofisticação para os ambientes.

Consiste em um vidro plano com pelo menos uma superfície irregular que não permite a passagem completa da luminosidade, evitando que o outro lado fique completamente visível.

A escolha do vidro translúcido é uma opção versátil, que permitirá uma maior luminosidade e leveza aos projetos. Além de tudo isso, ele ainda é um modelo de vidro versátil, existindo em diversos tipos que podem ser aplicados em diferentes contextos.

Neste texto, além de termos explicado brevemente o que é o vidro translúcido, nós ainda listamos alguns desses tipos, mostrando onde cada um deles pode ser utilizado.

Continue a leitura e confira!

 

5 tipos de vidro translúcido

 

1. Vidro impresso

Uma ótima forma de trazer modernidade e sofisticação ao ambiente, com a possibilidade de ter desenhos e geometrias no vidro.

Após a fabricação do vidro, a gravação desses desenhos é feita através de cilindros horizontais a aproximadamente 1200°C.

O acabamento, por sua vez, pode ser escolhido dentre 4 opções: texturizado, brilhante, fosco ou esmaltado.

O vidro impresso possui várias possibilidades de aplicações, sendo o ideal para ambientes que necessitem de mais privacidade. Indicamos seu uso em casos como divisórias de ambientes, box de banheiros, janelas e portas

 

2. Vidro jateado

Também conhecido como vidro fosco, possui uma superfície áspera.

A sua fabricação é feita por uma técnica que consiste em jogar grãos de areia em alta velocidade para gerar atrito — o que resulta nessa característica áspera e no efeito fosco.

Como sugestões de locais para aplicação, podemos citar armários de cozinha, banheiro, guarda-roupa e closets, tampos de mesas, objetos de vidro, como copos e garrafas e, por fim, divisórias.

 

3. Vidro serigrafado

São os famosos vidros coloridos. Uma ótima forma de trazer toda a sua personalidade para a decoração.

É feito através da serigrafia, que incorpora a tinta à massa do vidro, tornando-o mais resistente e possibilitando essa escolha de cores e texturas. Além disso, o vidro passa pelo forno, o que permite que a cor tenha mais durabilidade e não descasque com facilidade.

Seus locais de aplicação podem ser para decoração de ambientes, janelas, linha moveleira, box, portas e, mais uma vez, divisórias.

 

4. Vidro aramado 

Conhecido por ser mais opaco e resistente, este vidro traz beleza e mais brilho aos ambientes e possui uma rede metálica de malha quadriculada. Por isso, é considerado um vidro de segurança.

A sua fabricação é feita através de cilindros metálicos e pelo resfriamento gradativo.

É possível aplicar o vidro aramado em fachadas, sacadas, guarda-corpos, coberturas, claraboias e vitrines.

 

5. Vidro acidado

Muito semelhante ao vidro jateado, que já destacamos anteriormente. Porém, é mais uniforme e suave. É um tipo de vidro que vem se destacando cada vez mais no mercado, sendo muito utilizado por arquitetos e profissionais de decoração.

O seu nome tem ligação com o processo de fabricação, que utiliza o contato entre ácidos.

Além disso, o modelo vem sendo muito requisitado por conta da sua característica semitransparente, que traz mais sofisticação, luminosidade e leveza para os ambientes.

Devido a suas características, os locais de aplicação costumam incluir divisórias de ambientes, portas, box de banheiro, paredes, entre outros.

 

Como você pôde perceber, são inúmeros os tipos de vidros e aplicações do vidro translúcido, que, para ter um bom acabamento, precisa ser fabricado por equipamentos de alta qualidade.

Para te auxiliar nisso e a fazer a escolha certa, conheça as lapidadoras da Vidramaq e tire todas as suas dúvidas!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL