15 dez

Tudo que você precisa saber sobre vidro para coberturas

Como você já pôde ver em diversos outros textos da Vidramaq, as aplicações do vidro vão até onde a imaginação permitir. Uma ótima alternativa, que traz grande sofisticação e muita beleza estética, é utilizar o vidro para coberturas. Essa é uma espécie de cobertura que podemos observar em diversos prédios comerciais, mas isso não quer dizer que ela não pode ser aplicada em casa.

Na sequência, a Vidramaq fala um pouco mais sobre o assunto. Mostramos as vantagens e desvantagens de usar vidro para coberturas e ainda listamos os tipos de vidros que podem ser utilizados.

Acompanhe e saiba mais!

 

Quais as vantagens de usar vidro para coberturas?

Usar vidro para coberturas proporciona algumas vantagens. A primeira delas é um favorecimento da iluminação natural. Com ele, é possível aproveitar a luz do sol por mais tempo e economizar energia. Além disso, seus materiais não agridem a natureza e podem ser reaproveitados. Esses dois fatores fazem com que a cobertura de vidro seja ecologicamente correta.

Mais um benefício é a resistência. Apesar de ser mais caro que outros tipos de cobertura, o investimento compensa pois o material é muito resistente. Junto com a resistência, vem também um isolamento acústico — visto que ambos são características de alguns tipos de vidros. Para quem se incomoda com barulhos constantes, eles podem ser diminuídos com a cobertura.

 

Existem desvantagens?

No entanto, mesmo que existam diversos benefícios, não podemos deixar de citar também as desvantagens. A primeira delas é, como já citamos brevemente, o preço. É preciso investir um valor muito alto para poder contar com vidro para coberturas, e quem não quer gastar tanto com isso pode acabar preferindo outro material.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a privacidade, especialmente se estivermos falando de um ambiente residencial. O vidro permite que tudo que está dentro do espaço seja visto por quem está de fora. Mesmo que a cobertura não conceda a mesma visão que uma parede de vidro, as pessoas não deixam de estar expostas de uma certa forma.

 

Que tipos de vidros podem ser usados em coberturas?

Felizmente, diferentes tipos podem ser usados como vidro para coberturas. Na maioria dos casos, usa-se vidros laminados. Por serem compostos por duas ou mais peças de vidro juntas, eles aumentam a segurança da instalação, visto que ela precisa ser resistente para que não cause prejuízos e nem machuque as pessoas.

Uma opção é utilizar um vidro laminado composto por vidros temperados, com o objetivo de aumentar ainda mais a resistência e a segurança. O vidro laminado temperado ainda oferece proteção contra a radiação ultravioleta, tornando o espaço mais termicamente agradável.

Outra ideia interessante é fazer um vidro laminado composto por vidros de proteção solar, a respeito do qual já falamos em um texto sobre vidros para sacada. Por terem maior capacidade de absorção, transmissão e reflexão da luz solar, eles proporcionam um conforto térmico que vidros comuns não possuem.

 

E aí, já tinha pensado no vidro para coberturas? Curtiu a ideia? Se tiver gostado do texto e quiser receber mais, não deixe de seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL