23 set

Quais os riscos de não realizar a manutenção em máquinas para vidro?

Qualquer equipamento, seja para o beneficiamento de vidros ou não, precisa passar por uma rotina de cuidados para que sua vida útil e o seu bom funcionamento sejam preservados. A manutenção em máquinas para vidros faz parte desses cuidados.

À medida em que esses equipamentos vão sendo utilizados, suas peças podem ficar desgastadas. Com o passar do tempo, eles podem deixar de funcionar como deveriam, o que, no caso do mercado vidreiro, pode comprometer a produção e ser até mesmo perigoso.

Não realizar a manutenção em máquinas para vidro pode causar riscos para o equipamento e a produção vidreira. Quer saber quais? Continue a leitura!

 

Por que realizar manutenção em máquinas para vidro?

A manutenção do maquinário deve ser realizada periodicamente para prevenir problemas nos equipamentos. Assim que algum problema for detectado, as peças ou partes dele danificadas ou desgastadas, devem ser imediatamente substituídas. 

A duração das peças depende de muitos fatores, como, por exemplo, a intensidade do seu uso. Quanto mais tempo funcionando, mais manutenção um equipamento irá precisar.

Além disso, a durabilidade das máquinas não depende apenas das peças, mas também do profissional que realiza o manuseio, que deve tomar muito cuidado, pois a operação correta do equipamento influencia diretamente na frequência das manutenções.

 

manutenção em máquinas

A manutenção evita problemas nos equipamentos.

 

Quais os riscos de não realizar a manutenção?

Para que você entenda os riscos de não realizar a manutenção em máquinas, pense no caso de uma lapidadora, caso a manutenção não esteja em dia, ela pode estar com uma ou mais peças funcionando de maneira errada, o que impacta negativamente o resultado do trabalho.

Se pensarmos que uma das funções da lapidação é acertar as arestas, fazendo com que elas não permaneçam pontiagudas, podemos afirmar que peças defeituosas podem impedir que esse trabalho seja realizado.

E, quando a peça é mal lapidada, podemos ter alguns problemas que vão desde um cliente insatisfeito, ou alguém se machucar gravemente devido às pontas do vidro. De qualquer forma o resultado será negativo para sua vidraçaria, pois a imagem será prejudicada e você pode perder clientes. 

Dessa forma, fica claro que, por ter a função de manter as máquinas funcionando corretamente, a manutenção é indispensável em qualquer equipamento.

 

Como saber se o equipamento precisa de manutenção corretiva?

Alguns problemas indicam que é o momento de fazer uma manutenção corretiva, entre eles:

– Vazamento d’água no tanque onde estão os rebolos;

– Vidro lapidado com filete variando, o que indica a presença de um problema de desgaste das pinças que transportam o material através do equipamento;

– Pontas acetinadas no início ou no final do vidro, que ocorrem por conta do acerto dos rebolos ou até mesmo o acerto do transporte de entrada do material;

– Dimensional errado ou peça fora de esquadro (pode ser ajuste do transporte de entrada ou até mesmo a posição na altura do carretel da entrada).

A manutenção em máquinas para vidro é uma espécie de check-up, em que todas as peças devem ser verificadas para conferir se nenhuma delas está dando algum sinal de que apresentará problemas em breve. Para garantir que a sua produção não pare, ela deve ser feita, pelo menos, uma vez por ano.

Qualquer empreendedor do setor vidreiro, sabe que o maquinário desse segmento é um investimento alto, e por isso, não quer que seus equipamentos durem menos tempo. Mas, para isso, alguns cuidados são essenciais, como as manutenções periódicas.

 

Além de estar atento às manutenções, ao adquirir o maquinário da sua vidraçaria, procure um fornecedor de confiança, que já tenha um bom histórico no mercado. Os equipamentos da Vidramaq são programados para emitir alertas de manutenções preventivas periódicas, como troca de óleo e calibragem.

Quer saber mais? Confira nossa página sobre máquinas e peças da Vidramaq, ou entre em contato para mais informações. Você pode baixar também o nosso portfólio totalmente gratuito e conhecer nossos principais equipamentos.

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL