1 nov

Conheça as principais peças de uma lapidadora

Qualquer profissional do setor vidreiro, sabe que a lapidação do vidro é uma das etapas mais importantes em seu beneficiamento, pois deixa o material regular e mais bonito, além de evitar cortes e acidentes que poderiam ocorrer no seu manuseio e aumentar a resistência contra trincas e quebras. Todo esse processo só é possível por meio de uma máquina lapidadora. 

São diversas as peças que compõem uma máquina lapidadora, entre elas: pinças, moto redutor principal, escova de nylon, bicos articulados, correias, rebolos e bomba d’água. Cada uma delas exige um cuidado especial, de manutenção ou troca, quando necessário.

Hoje, nós da Vidramaq, vamos te apresentar as principais peças de uma lapidadora e o papel que cada uma desempenha na lapidação. Acompanhe!

 

Quais são as peças da lapidadora? 

Conheça as principais peças dessa máquina e suas funções na lapidação do vidro:

 

Pinças

Todas as lapidadoras possuem dois tipos de pinças: uma pinça frontal e uma pinça traseira. Ambas precisam ser lubrificadas devido ao contato com as guias metálicas, cada lapidadora possui uma técnica de lubrificação destas peças.

A lapidadora da Vidramaq possui um lubrificador que joga óleo na trajetória de contato das pinças com as guias, o que apresenta grande vantagem se comparada à maioria das lapidadoras que possui um alojamento de graxa pois a lubrificação é feita de forma mais ágil e frequente.

Tanto a pinça frontal como a pinça traseira são composta de dois materiais, o substrato (poliacetal) e a borracha, que tem a função de fixar o vidro. Há ainda uma placa metálica dentro do molde da pinça, fornecendo sustentação mecânica a essa peça. 

Sendo assim a pinça traseira deve possuir uma dureza superior à pinça frontal, variando de 95 e 98 shore. Já a pinça frontal, por ser mais maleável, possui entre 90 e 94 shore.

A principal função dessa peça é garantir o apoio do vidro.

  

Rebolos

Muito eficazes na lapidação do vidro, os rebolos têm a função de desbastar e polir a borda do material. Eles podem ter vários diâmetros e espessuras, e serem fabricados com diferentes materiais, cada um adequado para determinada finalidade. Os tipos de rebolo mais comuns são o diamantado, o resinado, o de polimento e o feltro.

Os rebolos são as peças de máquinas que removem material, ajustam a dimensão e fazem o acabamento final — tanto em lapidações quanto em bisotês. Ainda que ambos os processos possam ser feitos manualmente, o uso de uma máquina (e de seus rebolos) torna o processo muito mais rápido e preciso.

 

Escovas de nylon

As escovas de nylon fazem parte das principais peças e exigem certos cuidados, devem receber manutenção constante, pois como ocorre a agressão da aresta do vidro diretamente na passagem pelas escovas, são itens de desgaste natural, necessitando de monitoramento regular.

Elas estão inseridas em pontos estratégicos do tanque para protegê-lo e evitar que haja vazamentos e outras peças internas sejam prejudicadas. Elas são de fundamental importância para conter toda a água dentro do tanque da máquina. 

Caso haja um vazamento de água, essa peça deve ser trocada imediatamente. Elas são a única garantia de que o equipamento terá boa durabilidade.

 

Bicos articulados

Essas peças fazem a injeção da água quando o vidro está sendo usinado. Por serem articulados, esses bicos d’água propiciam algumas áreas de acúmulo de pó de vidro. Por isso, é necessário um cuidado com a manutenção, para que o pó acumulado não cause problemas de entupimento. 

 

Correias

A utilização das correias é essencial para o funcionamento correto e o máximo desempenho das máquinas para vidro, pois elas o transportam para dentro da lapidadora.  As correias para indústria de vidro são normalmente dentadas e transmitem o movimento da tração de uma engrenagem a outra. 

As correias sincronizadas, são feitas de  Poliuretano (PU), e possuem em sua composição também uma trama de aço, que são fios que garantem resistência mecânica. Além disso possui o Avafac, que é um material mais nobre, por possuir resistência mecânica a abrasão ou ao corte do vidro melhor que o poliuretano

 

Moto redutor principal

É o mecanismo responsável pela transmissão de todos os movimentos de translação do vidro. Ele recebe um motor elétrico e faz com que o sincronismo das engrenagens, que auxiliam o movimento, seja perfeito. 

É necessário que haja uma manutenção preventiva e o uso correto do óleo lubrificante que deve possuir altíssima viscosidade, pois trabalha com temperaturas elevadas. Esse motor possui visores, que permitem o controle e manutenção do óleo.

 

Bomba d’água

A bomba d’água é a peça responsável pelo resfriamento do equipamento, fazendo a refrigeração entre o rebolo e o vidro. Esse resfriamento evita o superaquecimento da máquina, o que poderia prejudicar a produtividade e até mesmo interromper totalmente o funcionamento do equipamento, em casos piores. 

Se houver a falta de água, o vidro é usinado de tal forma, podendo ficar incandescente, o que pode resultar em problemas no material, como possíveis quebras.

A bomba necessita de alguns cuidados, como a manutenção dos rolamentos, caso contrário, essa peça pode falhar a qualquer momento. A Vidramaq equipa suas lapidadoras com uma bomba d ‘água de 200l/min para proporcionar melhor vazão de água e desempenho da lapidadora.



Essas são as principais peças de uma lapidadora e a importância de cada uma delas no funcionamento da máquina. Essas peças, assim como o equipamento, necessitam de manutenção periódica e precisam ser substituídas quando não estiverem mais em boas condições, caso contrário, podem prejudicar o rendimento da lapidadora.

Nós, da Vidramaq, mantemos as peças originais em estoque, caso o cliente precise de alguma reposição futura. Nossas opções, todas originais, são muito superiores, e contar com elas em seu maquinário fará toda a diferença. Além disso, temos uma equipe qualificada, pronta para tirar suas dúvidas e oferecer as orientações necessárias.

Conte sempre com fornecedores de confiança e reconhecidos no mercado. Precisa de peças novas? Conheça nossas opções, entre em contato e solicite um orçamento.



RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL