Espessura do vidro: entenda a importância do cálculo correto
Além da qualidade do material, a espessura do vidro é um fator frequentemente discutido em diversos projetos. Isso porque é através dessa condição que garante segurança e durabilidade aos pisos, portas, guarda-corpos, entre outros. Um cálculo incorreto, por exemplo, pode resultar em quebras e outras consequências negativas.
Por isso, é fundamental realizar o cálculo correto da espessura do vidro para não causar acidentes aos clientes e prejuízos financeiros à sua vidraçaria.
Pensando nisso, a Vidramaq preparou este artigo para comentar sobre a importância do cálculo adequado da espessura do vidro e como fazê-lo na prática. Acompanhe a leitura!
A importância do cálculo correto da espessura do vidro
O cálculo correto da espessura do vidro é indispensável para garantir segurança, durabilidade e desempenho adequado. Um erro de cálculo tem chance de resultar em cores e ferimentos graves, além de custos elevados para fazer substituições e reparos.
Também é importante comentar que ao obter a espessura do vidro, feita de maneira correta, garante alto desempenho, o qual suporta cargas adequadas, resiste a impactos, ventos e mudanças climáticas. Desse modo, não corre o risco de ter distorções e até mesmo falhas estruturais do vidro.
O que analisar ao fazer o cálculo correto da espessura do vidro?
Antes de irmos direto ao ponto, é importante que você analise alguns fatores ao fazer o cálculo da espessura do vidro. Eles são:
Carga
A carga é um item imprescindível ao fazer o cálculo. Ela é uma medida que fornece a quantidade de peso que será suportada pelo vidro. Para saber a espessura exata, é importante considerar o peso da carga. Nesse sentido, quanto maior é a carga, mais elevada a espessura do vidro terá que ser para garantir a segurança e a durabilidade.
Tamanho da área do vidro
Esse também é um critério que influencia na espessura. Basicamente, o tamanho da área do material tem ligação direta com a quantidade de carga que será suportada pelo vidro. Quanto maior o tamanho da área, mais carga conseguirá manter sem quebrar.
Condições climáticas
Ventos fortes, temperaturas elevadas e grande variações climáticas devem ser levadas em consideração ao calcular a espessura do vidro. Por exemplo, os ventos e as altas temperaturas podem aumentar o peso da carga sobre o material. Desse modo, é necessário calcular uma espessura mais robusta para garantir o suporte ideal, segurança e durabilidade do vidro.
Resistência a impactos
Por último, mas não menos importante, você também deve considerar o potencial de resistência a impactos do material. O vidro precisa ser espesso o suficiente para não causar acidentes devido a falta de suporte a impactos. Se um projeto apresenta grandes possibilidades de impactos, maior será a espessura com o intuito de fornecer segurança, fortalecimento e vida útil ao material.
💡 Pode ser útil → Ferramentas de medição para vidraceiros: quais preciso ter?
E como fazer o cálculo correto?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui um guia de cálculo, a partir da NBR 7199, a qual fornece a fórmula para identificar a espessura correta do vidro para um projeto.
Não há mistérios no cálculo. Pelo contrário! É bem simples. Veja abaixo:
Largura x Altura x KG da espessura = Peso do vidro
A largura e a altura dependem do tamanho da peça, já a cada 1mm de espessura de m² possui 2,5kg, ou seja, apresenta um valor fixo. Veja o exemplo abaixo:
- 1mm = 2,5kg
- 2mm = 5kg
- 3mm = 7,5kg
- 4mm = 10kg
- 5mm = 12,5kg
- 6mm = 15kg
- 7mm = 17,5kg
- 8mm = 20kg
- 9mm = 22,5kg
- 10mm = 25kg
E assim sucessivamente.
Percebeu o quão importante é calcular de maneira correta a espessura do vidro? Antes de colocar a mão na massa, lembre-se de analisar os critérios que apontamos e depois faça o cálculo.
Se você gostou deste conteúdo, veja mais dicas em nosso blog. Aproveite para seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram. Até mais!