5 jan

Muro de vidro é seguro?

Com o passar dos anos, o vidro deixou de ser um material utilizado majoritariamente em janelas e passou a fazer parte de outros móveis e locais — muito graças a seu design diferenciado que proporciona uma maior sofisticação. Os móveis que utilizam vidro, como mesas, são ótimos exemplos, mas hoje o nosso foco é outro: o muro de vidro.

Atualmente, é comum encontrarmos muros de vidro em casas que apostam em um design rebuscado — deixando a transparência e a delicadeza do material serem destaques na arquitetura da casa. No entanto, uma dúvida que surge diz respeito à segurança desses muros.

Afinal, estamos acostumados com muros de concreto e outros materiais conhecidamente mais resistentes. Quando observamos um muro de vidro, é natural que ele passe a impressão de que não é tão seguro assim. Mas, na verdade, ele pode enganar quem pensa dessa forma — e neste texto nós te mostramos isso.

Na sequência, a Vidramaq fala a respeito da segurança dos muros de vidro. Além de explicar por que eles são seguros, nós vamos um pouco mais além: mostrando quais tipos de vidro devem ser utilizados e listando algumas características e vantagens do material.

Acompanhe!

 

Muro de vidro é realmente seguro?

Apesar do que possa parecer, sim, muros de vidro são seguros! Mas tal segurança é conquistada porque tipos específicos de vidro devem ser utilizados, e não o vidro convencional. Quem define as características obrigatórias do material usado em um muro de vidro é a ABNT, que determina que a espessura deve ser de pelo menos 5 milímetros.

Outra determinação que deve ser seguida para garantir a segurança do muro de vidro diz respeito à sua fixação. A mesma norma que fala da espessura impõe que as esquadrias usadas na instalação devem ser de inox ou aço.

Para conferir todos os detalhes de segurança, basta consultar a norma NBR 7199 da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Quais tipos de vidro devem ser utilizados?

Basicamente, há dois tipos do material que podem compor um muro de vidro — e nós já falamos bastante sobre ambos aqui no blog da Vidramaq. São os vidros temperado e laminado. Enquanto o vidro laminado tem os exatos 5 milímetros de espessura determinados, o vidro temperado chega a ter entre 8 e 10 milímetros.

Além da espessura, outra característica favorável desses tipos de vidro é o que acontece com eles em caso de quebra — especialmente o vidro temperado. Ao se quebrar, ele se transforma em pequenos pedaços pouco cortantes, fazendo-o ser a principal escolha para os muros.

 

Algumas vantagens do muro de vidro

A principal vantagem de ter um muro de vidro é, como já citamos, o design diferenciado. Para quem quer investir no design da fachada, não há nada que se compare a este tipo de muro — que, inegavelmente, tem uma beleza estética muito maior que qualquer outro muro do mercado.

Porém, há outra vantagem que não podemos deixar de citar: a praticidade. Por ser transparente, ele permite que os moradores da casa vejam a rua. Para quem recebe visitas, isso deixa tudo mais prático e até mesmo seguro.

E ainda há mais: para quem considera a transparência um ponto negativo, ela não é obrigatória. Basta utilizar um vidro com película para aumentar a privacidade.

 

E aí, tirou suas dúvidas sobre muros de vidro? O que achou das informações? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL