9 nov

A importância do espelho com bisotê para a decoração

Praticamente todas as casas possuem, pelo menos, um espelho, não é mesmo? Algumas têm vários espalhados pelos cômodos. Além de serem essenciais para o dia a dia, são um item de decoração. Mas para isso, o material precisa ser bem trabalhado. Um bom exemplo é o espelho com bisotê, que cumpre bem esse papel.

Esse produto é um elemento que há muito tempo já deixou de ser usado somente em banheiros, armários e closets, e passou a ser instalado em muitos outros locais. Existe uma grande variedade de opções de  espelho com bisotê, com diferentes tamanhos e formatos. E para você entender a sua importância para a decoração, continue a leitura!

 

O que é espelho com bisotê?

Espelho com bisotê refere-se a um corte chanfrado nas extremidades do vidro, que em seguida recebe um polimento, devolvendo a textura e o brilho natural, por meio de máquinas especiais, como a biseladora. Ou seja, esse chanfro é um tipo de acabamento ou lapidação.

Para quem não sabe, a definição de chanfro é um corte oblíquo feito em uma aresta ou em uma quina. Ele serve para dar uma definição mais sofisticada às bordas dos vidros em que são feitos.

O bisotê tem uma variação de tamanhos de: 5 mm, 10 mm, 15 mm, 20 mm, 25 mm e 30 mm. O espelho com bisotê de 5 mm a 25 mm e pode ser produzido nas espessuras de 4 e 6 mm. Já o espelho com 30 mm de bisotê deve ter a espessura de 6mm.

O bisotê está entre as operações mais importantes que podem ser feitas em espelhos e outras peças de vidro. A grande diferença do produto com esse acabamento para um comum, está no acabamento das bordas, trazendo um design mais sofisticado à peça, tornando o produto único.

 

Qual a importância para a decoração?

Espelhos podem mudar o ambiente completamente e são capazes até de aumentar ou reduzir espaços. Tudo depende do planejamento e da sua intenção. Como ambientes cada vez mais compactos, maior é a sua importância, pois dão a sensação de amplitude ao espaço. E, atualmente, exercem função importante em vários contextos de decoração.

Com a diversidade de espessuras e tamanhos, é possível criar diferentes estilos, desde modelos clássicos até os mais modernos. A utilização do espelho também ganha várias opções, podendo ser utilizado em paredes, suspensos, em revestimentos de móveis, etc. 

Um espelho bem trabalhado com detalhes nas bordas e acabamento impecável faz toda a diferença, pois valoriza o produto e garante um ar mais sofisticado e bem planejado aos ambientes. Além do acabamento final diferenciado que o bisotê proporciona à peça, ainda garante um visual leve para os ambientes.

 

Como é feito o espelho com bisotê?

Existem 3 opções para realizar o acabamento do espelho com bisotê, são elas:

 

Manualmente com uma lixadeira

Essa alternativa é a mais barata, porém a mais complexa entre as três. Por ser uma técnica manual, exige que o operador tenha a habilidade necessária para utilizar a ferramenta e para mantê-la em um ângulo fixo, para que o bisotê seja realizado corretamente.

Aqui, o chanfro é feito aos poucos. À medida que o tamanho correto for sendo alcançado, o operador vai trocando as lixas da lixadeira de acordo com suas granas para obter maior precisão. Por fim, ele então faz o polimento final com uma boneca de feltro também rotativa.

Além das máquinas automáticas e dos rebolos, a Vidramaq também comercializa lixadeiras, lixas e bonecas de feltro. 

 

Semiautomaticamente com uma biseladora modelada

Já a segunda alternativa, por sua vez, começa a automatizar o processo. Essas biseladoras são máquinas semiautomáticas. Isso quer dizer que, ainda que elas deixem o ângulo fixo, é preciso que o operador ainda tenha certa habilidade.

Além da absoluta segurança em relação ao ângulo, outra diferença destes equipamentos é a utilização dos rebolos no lugar das lixas. Contudo, a biseladora modelada possui somente um mandril, ou seja, os rebolos devem ser trocados manualmente toda vez que a operação avançar — indo do diamante, passando pela resina e terminando na borracha.

É na finalização do bisotê o momento em que será fornecido brilho, esse procedimento ocorre com a utilização da boneca de feltro e óxido de cério na politriz.

 

Automaticamente com uma biseladora retilínea vertical

A melhor alternativa para obter o espelho com bisotê com certeza é essa, com a biseladora retilínea vertical. Ainda que sejam equipamentos caros, são elas que entregam o melhor resultado e trazem mais facilidade durante a operação. 

Um grande diferencial aqui são os mandris. Por não ter somente um, todos os rebolos — diamantados, de resina e de feltro espiralado — ficam na máquina ao mesmo tempo. Isso garante que todo processo seja combinado e contínuo, sendo que o espelho já está praticamente finalizado ao sair da máquina.

No entanto, é preciso que o equipamento seja de qualidade inquestionável. O transportador deve carregar o vidro pela máquina sem que ele fique se mexendo, para não prejudicar a ação da mesma. Da mesma forma, ela deve ser robusta, para que não haja vibrações na peça. Caso contrário, pequenas imperfeições no produto ficarão perceptíveis, prejudicando o resultado.

 

Se você é do setor vidreiro e procura equipamentos de qualidade e fornecedores de confiança, conte com a Vidramaq! Há mais de 10 anos no mercado, oferecemos as melhores máquinas para o setor. Além disso, garantimos o suporte técnico e nossos equipamentos têm um ano de garantia. Conheça nossas máquinas e solicite um orçamento.

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL