16 abr

Curiosidade: quando surgiu o espelho?

Praticamente todas as casas do mundo possuem pelo menos um espelho. Muitas delas têm vários, distribuídos pelos cômodos — banheiro, sala, quartos, entre outros. Há até mesmo quem carregue pequenos espelhos na bolsa para onde quer que vá. Quando estamos tão acostumados com um objeto, nem passa por nossas cabeças que ele não existiu um dia. Mas você já se perguntou quando surgiu o espelho?

Esta é a pergunta que a Vidramaq responde neste texto. Para que você tenha um melhor panorama histórico, vamos contar toda a história — desde os primórdios. Você poderá ver quando surgiu o espelho mais primitivo do qual temos notícias e também quando foi criado o primeiro espelho parecido com o que conhecemos hoje.

Continue a leitura e descubra!

 

Os primórdios: primeiros espelhos encontrados

Como muitos outros objetos já indispensáveis em nosso cotidiano, o primeiro espelho da história foi encontrado no Egito. O que realmente surpreende, porém, é a data estimada em que ele foi criado: 5000 a.C. Ele era muito diferente do que conhecemos hoje, sendo composto por uma armação de madeira e bronze.

Naturalmente, sabemos que o bronze não é o melhor material para refletir imagens. Ele apenas era o material mais indicado para este uso quando surgiu o espelho. Isso fez com que se fosse buscando materiais melhores. Anos depois, os primeiros espelhos feitos com a prata começaram a surgir.

No entanto, a prata é um material que escurece com bastante facilidade e muito rapidamente. Para que o espelho continuasse cumprindo seu papel, era necessário que fosse polido constantemente. Mesmo que a imagem já fosse um pouco mais nítida, era preciso continuar tentando novos materiais para melhorar a qualidade do produto.

Foi na Idade Média, contudo, que os espelhos começaram a ficar parecidos com o material que encontramos nas casas hoje. À época, a técnica de produção consistia em aplicar uma camada de mercúrio sobre um papel fino e, por fim, uma camada de vidro polido por cima. O material era, então, comprimido até ficar pronto.

 

Quando surgiu o espelho como conhecemos hoje?

Como citamos, o espelho de hoje é relativamente parecido com os que eram produzidos na Idade Média — apenas um pouco mais complexos e, consequentemente, nítidos. Hoje, o que vai sobre a lâmina de vidro é uma camada de prata misturada a uma combinação de alumínio e estanho.

O primeiro espelho como conhecemos hoje surgiu em meados de 1830, criado pelo químico alemão Justus von Liebig. A mistura utilizada pelo inventor usava nitrato de prata para garantir uma boa reflexão.

Foi com o passar dos anos que os outros elementos — alumínio e estanho — foram adicionados com o objetivo de produzir uma nitidez melhor. No entanto, a base se mantém a mesma há quase 200 anos.

Após a invenção do espelho com esses materiais, diversas outras inovações tecnológicas que dependem dele também puderam surgir. É o caso, por exemplo, dos aparelhos de raio x, indispensáveis na medicina moderna.

 

E você, já tinha noção de quando surgiu o espelho? Curtiu aprender um pouco mais sobre a história de um dos materiais que mais utilizamos diariamente? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL