10 set

Vidro multilaminado: conheça!

Sempre que falamos em instalações de vidro, poucos aspectos são tão importantes quanto a segurança. Afinal, por ser um material que tem a possibilidade de quebrar e machucar quem estiver por perto, todo cuidado é pouco. E é com isso em mente que a indústria está constantemente desenvolvendo alternativas cada vez mais seguras.

Uma delas, assunto deste texto, é o vidro multilaminado. Pelo nome, é possível que você o reconheça por ser muito parecido com outro vidro sobre o qual nós já falamos por aqui: o laminado. Eles são bem semelhantes, porém algumas distinções fazem com que um seja mais recomendado que o outro em certas aplicações.

E é exatamente sobre ele que a Vidramaq fala neste texto. Vamos apresentar o vidro multilaminado, explicar como ele é feito, compará-lo com o vidro laminado e, por fim, mostrar suas principais aplicações. Acompanhe!

 

Qual é a diferença do vidro multilaminado para o vidro laminado?

Você conhece o vidro laminado? Trata-se de um produto em que duas chapas de vidro são intercaladas com uma película de polivinil butiral (PVB). Esta película tem a função de ligar as chapas. Depois disso, elas são prensadas, tornando-se uma só peça e dando origem ao vidro laminado.

Este processo chama a atenção por ser muito diferente de todos os outros tipos de vidro. E, assim como o processo de produção, seus benefícios também acabam sendo diferentes. O principal deles é justamente o que falamos na introdução: a maior segurança. Isso porque, mesmo que quebre, ele não se estilhaça.

Mas tudo isso que falamos até este momento diz respeito ao vidro laminado, e não ao vidro sobre o qual queríamos falar neste texto. Por outro lado, é fácil ir de um para outro; afinal, as diferenças são poucas. O vidro multilaminado pode até mesmo ser considerado uma “evolução” do vidro laminado.

Enquanto o vidro laminado consiste na união de duas peças, o vidro multilaminado conta com pelo menos três, todas também intercaladas com uma película de PVB. A imagem abaixo, retirada do site PKO do Brasil, mostra um exemplo de como este vidro é:

 

 

Quais são as aplicações?

Por ser um material cujos destaques são a maior segurança e resistência, suas aplicações são justamente em locais onde o vidro não pode quebrar de jeito nenhum. Pisos e escadas de vidro, assim como os vidros utilizados em piscinas e aquários, devem preferencialmente ser multilaminados.

Além disso, não podemos deixar de citar os locais que precisam se proteger contra possíveis ataques, como é o caso de vitrines de lojas, aeroportos, agências bancárias, entre outros. O vidro multilaminado feito com este objetivo, inclusive, tem até um nome diferenciado: antivandalismo.

Por fim, ainda há a questão do isolamento acústico. Mesmo que não seja o vidro mais indicado para esta aplicação, ele possui uma capacidade de isolamento maior que tipos convencionais. Se a prioridade da instalação for a segurança, ela também se beneficia com o isolamento como um atributo a mais.

 

E você, já conhecia este tipo de vidro? O que achou das informações que trouxemos neste texto? Caso tenha gostado e queira receber mais, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL