27 jan

Contrato de prestação de serviços: saiba como fazer

Uma triste realidade em muitas empresas — especialmente as pequenas — é a realização de acordos verbais para a prestação de serviços, sem que haja nenhum tipo de contrato. Este hábito abre brechas para desentendimentos, seja por parte de um cliente mal intencionado ou de uma empresa que não cumpre suas obrigações.

As consequências negativas podem ser catastróficas, pois, além de causar a perda de um cliente, esse tipo de desentendimento também pode queimar a imagem da empresa perante outros consumidores e pessoas que poderiam vir a se tornar clientes no futuro.

Sendo assim, a elaboração de um contrato de prestação de serviços é extremamente importante para qualquer empresa que atue com serviços ou com produtos feitos sob medida. E isso também vale para as vidraçarias — é exatamente por este motivo que a Vidramaq trouxe o assunto para este texto.

Na sequência, nós explicamos qual é o objetivo de um contrato de prestação de serviços e ainda listamos as principais informações que devem estar contidas em qualquer contrato do tipo. Acompanhe!

 

Qual é o objetivo de um contrato de prestação de serviços?

Garantir que todos os direitos e deveres de cada envolvido sejam cumpridos. Em acordos verbais, há mais chances de que problemas aconteçam, seja por maldade de uma das partes ou simplesmente pela incapacidade de cumprir algo que foi combinado.

Para as vidraçarias, este documento é importante pois é ele que irá proteger a empresa contra qualquer tipo de problema judicial. Se um cliente alegar algo que não foi combinado, basta comprovar o contrário com a apresentação do contrato.

Além disso, ter tudo registrado também é uma forma eficaz de evitar cobranças indevidas por parte do cliente — assim como prejuízos diversos.

E ainda tem mais: ao fazer negócios com um contrato de prestação de serviços, você automaticamente passa mais confiança para os clientes. Com isso, a probabilidade de que eles comprem mais vezes e até mesmo recomendem sua vidraçaria para amigos e conhecidos aumenta bastante.

 

Quais informações devem estar contidas nele?

Mas, no final das contas, você chegou até este texto para aprender como fazer um contrato de prestação de serviços, certo? Para fazer um bom contrato, basta saber quais são as informações que devem estar contidas nele.

Os primeiros dados indispensáveis devem ser do próprio contratante e do contratado — respectivamente, o cliente e a vidraçaria. Além disso, todos os serviços contratados devem estar descritos em detalhes, assim como os materiais que serão utilizados e suas descrições. A espessura e até mesmo a cor do vidro devem estar no contrato.

Logo após essas informações, vem uma das mais importantes: o prazo. Como estamos lidando com um documento legal, é imprescindível que o prazo venha a ser cumprido. Portanto, não coloque um prazo que você não tem a certeza de que conseguirá cumprir. Junto a ele, os dados de pagamento também devem ser incluídos.

Por fim, sempre há a possibilidade de haver descumprimento ou rescisão. É preciso que o contrato preveja essas situações também. Portanto, deixe especificado também o que acontecerá com a parte que não cumprir suas obrigações e quais são as condições para rescisão.

 

E aí, achou essas informações úteis? Já imaginava como fazer um contrato de prestação de serviços? Caso tenha gostado das informações deste texto e queira receber mais, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL