17 abr

Beneficiamento de vidro – Conheça a Lapidadora retilínea

Você sabe o que é o beneficiamento de vidro e como ele pode fazer a diferença no seu negócio? Se você é um vidraceiro ou dono de uma vidraçaria, esse é um termo, e um assunto, que você precisa conhecer.

Apesar do nome técnico, o  “beneficiamento de vidro” trata de todo o processo que transforma as chapas de vidro comum em peças cortadas, lapidadas, temperadas, laminadas ou com outras características especiais, que aumentam as possibilidades de uso e valorização do material.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é o beneficiamento de vidro, quais são as suas vantagens e como você pode investir nesse segmento.  Acompanhe os detalhes dessas técnicas e descubra como esse nobre e cristalino material pode ganhar valor nas mãos de um vidraceiro profissional!

O que é o beneficiamento de vidro?

O beneficiamento de vidro é uma  das principais etapas da cadeia produtiva do vidro, que envolve desde a extração da matéria-prima até a instalação do produto final. Dentro dessa cadeia, o beneficiamento de vidro está logo após a fase de fabricação do produto, onde as chapas de vidro comum são transformadas em peças com características específicas.

O beneficiamento de vidro pode ser feito de diversas formas, dependendo do objetivo e da necessidade do cliente. Algumas das principais técnicas de beneficiamento de vidro são:

Corte

Este é o processo básico que divide as chapas de vidro em tamanhos e formatos desejados, usando máquinas, como a mesa para corte de vidro, ou ferramentas manuais.

Lapidação

Arredondando e fazendo o polimento das bordas do vidro, esse é um dos principais processos que dão um acabamento mais bonito e seguro para o material. Entre as máquinas mais utilizadas para esse trabalho, está a “Lapidadora Retilínea“, que processa as bordas dos vidros, dando a elas a forma desejada, juntamente com um perfeito acabamento e brilho. 

A lapidação de vidros é um processo usado para modelar o material. Sua principal função é inibir o corte das bordas, o que aumenta a segurança e a resistência das peças. Agregando valor ao produto final, ela também dá o acabamento com elegância.

Têmpera

Aquecendo o vidro a uma temperatura elevada e depois o resfriando rapidamente, este processo aumenta a sua resistência mecânica e térmica. O vidro temperado por meio de fornos de têmpera é mais duro, mais seguro e mais durável que o vidro comum.

Laminação

Este é o processo que une duas ou mais placas de vidro com uma camada intermediária de polivinil butiral (PVB), formando um sanduíche. O vidro laminado é mais resistente à impactos, à penetração e ao ruído que o vidro comum.

Serigrafia

Muito mais do que o clássico transparente, o vidro também pode ser tingido pelo processo de serigrafia. Esta técnica aplica uma tinta ou um esmalte sobre o vidro, criando desenhos, cores ou texturas. 

O vidro serigrafado pode ter fins decorativos ou funcionais, como controle solar ou privacidade.

Curvatura

Para a molda em formas curvas ou côncavas, o vidro pode passar pelo trabalho de curvatura usando calor e moldes. O vidro curvo pode ter aplicações arquitetônicas ou artísticas, criando efeitos visuais diferenciados.

💡 Confira também, “Máquinas que todo vidraceiro deve ter”.

Quais são as vantagens do beneficiamento de vidro com lapidação?

O beneficiamento de vidro, pela lapidação e outras técnicas, traz diversas vantagens para o mercado vidreiro, tanto para os fabricantes quanto para os consumidores. Veja algumas delas:

Valor ao produto

A lapidação do vidro permite criar peças personalizadas, com qualidade superior e maior valor agregado. Isso significa que você pode cobrar mais pelo seu produto e se diferenciar da concorrência.

Possibilidades de uso

O beneficiamento de vidro possibilita criar peças com funções específicas, que atendem às necessidades e aos desejos dos clientes. Isso significa que você pode oferecer soluções mais completas e satisfatórias para os seus projetos com técnicas como; Lapidação 2G, 3G e 0g, Filetado, Canto Moeda, Arredondado, Meia cana e muito mais

Segurança e a durabilidade

Talvez uma das maiores vantagens do beneficiamento, as técnicas de “melhoria” do vidro alteram as propriedades físicas e químicas do material, tornando-o mais resistente, seguro e durável. 

Inicie sua jornada de lapidação do vidro

Quer melhorar seu material, alcançar novas frentes do mercado e oferecer melhores produtos? Comece conhecendo as principais necessidades de seus clientes e investindo em uma parceria de confiança e credibilidade. 

Conte com a Vidramaq para te auxiliar nessa jornada!

As Lapidadoras são os equipamentos mais usados no dia a dia de um vidraceiro. Pode possuir algumas variações de modelo, como “copo” ou “periférica”, e ter mais ou menos rebolos de acordo com a versão, como “8 rebolos”, “9 rebolos” e até mesmo “11 rebolos”.

Qualquer vidro que sofrer um processo de corte, precisa passar por essa máquina, por isso a importância do investimento em um modelo de qualidade.

 Com esse equipamento, além da lapidação correta, é possível ter a precisão de quanto do material foi removido nesse processo. O resultado das peças desta lapidação é muito mais limpo e visualmente agradável.

Continue acompanhando nossos artigos e materiais ricos e esteja sempre por dentro dos detalhes e novidades desse mercado.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL