10 mar

Vidraçaria Especializada. Como encontrar seu lugar no mercado?

Na hora que os clientes buscam os seus serviços, eles chegam até você pois a sua empresa é uma vidraçaria especializada ou generalista

Calma! Não saber a resposta para essa pergunta, ou a diferença entre as duas modalidades de serviço, é algo comum.

Porém, esse é um assunto que precisa ser debatido. Mais do que definir a demanda do seu trabalho, escolher ser ou não um profissional especialista pode ser a fonte de prejuízo ou lucro da sua empresa. Tudo depende de como você deseja promover e vender seus produtos.

Mas vamos começar pela definição dos termos. Antes de partir para uma transformação da sua empresa, confira este material que a equipe da Vidramaq produziu para ajudar você a conhecer o que é, e quais as vantagens de ter uma vidraçaria especializada. Confira!

O que é um profissional especialista?

Um profissional, ou empresa especialista, de vidros e de qualquer outro ramo de atuação, é aquele que apresenta domínio completo sobre uma técnica ou tipo de produto.

Dedicando tempo, estudo e investimento em equipamentos, um profissional especialista consegue se tornar referência no mercado. 

Sendo a melhor em um tipo de atividade, ou tendo seu nome ligado a esse tipo de trabalho, a vidraçaria especializada, por exemplo, será normalmente a primeira a ser procurada para orçamentos, avaliações e fechamento de serviços.

No mundo dos vidros, por exemplo, esse tipo de empresa poderia ser focada na instalação de vidros em fachadas de prédios de grandes dimensões. Exigindo equipamentos específicos e conhecimentos em áreas de escalada, controle de peso e segurança de guindastes. 

Ou, em outro oposto, na produção de vidros decorativos, oferecendo tamanhos, cores e lapidações que exigem alto treinamento e equipamentos especializados.

Essas especializações, e exemplos delas, são inúmeras. Identificando uma necessidade do mercado, uma empresa pode sempre investir para ter equipamentos melhores e profissionais mais capacitados para aquela especialização.

Empresa generalista

Por outro lado, de maneira mais comum, as vidraçarias generalistas são as mais encontradas no mercado. 

Não necessariamente em desvantagem, esse tipo de empresa pode oferecer uma gama muito maior de serviços. Porém, com essa variedade, vem a superficialidade dos trabalhos.

Além de que a concorrência entre empresas generalistas, que fazem um pouco de tudo, mas sem se aprofundar, é sempre mais acirrada.

💡Confira, “Saiba como funciona a cadeia produtiva vidreira”.

Vantagens de uma vidraçaria especializada

Para se tornar uma marca forte no setor vidreiro, é importante estabelecer o seu nome como “Top of Mind”. Essa expressão, muito usada para prêmios nos vários setores da indústria, significa ser o primeiro a ser pensado, ou marca referência, quando se precisa de um serviço ou produto.

Esse trabalho, muitas vezes árduo, de especialização de sua equipe e maquinário, pode trazer uma série de vantagens. Confira algumas.

Diminua sua concorrência

A mais óbvia vantagem é a de poder reduzir drasticamente sua concorrência.

Quantas vidraçarias existem em sua cidade, ou nas cidades diretamente vizinhas? O número pode chegar na casa das centenas dependendo da sua região! 

Agora tente calcular quantas quantas empresas trabalham, por exemplo, com produção e instalação de vidros para sacada. O número é muito menor, e a sua vidraçaria especializada poderá captar clientes até mesmo em cidades mais distantes, dependendo da sua exclusividade e qualidade.

Até mesmo o Google, buscador mais utilizado no mundo, pode dar uma ajudinha nessa área, indicando um leque de concorrentes muito menor quando um cliente busca um serviço específico.

Se estabeleça como o melhor

Utilizando o mesmo exemplo anterior podemos imaginar duas perguntas:

  • Qual a melhor vidraçaria na minha cidade?
  • Qual a melhor vidraçaria para sacadas na minha cidade?

A resposta para a segunda pergunta, normalmente, é muito mais fácil para ser encontrada. Com um foco em um tipo de trabalho, é possível selecionar e treinar sua equipe com muito mais eficiência. 

Oferecendo cursos, mostrando seus resultados e se estabelecendo como a melhor vidraçaria especializada na sua área, fica muito mais fácil ter suas capacidades reconhecidas.

Economia em compras e equipamentos

Na mesma escala em que uma empresa reduz seu número de atividades, ela pode também reduzir sua linha de compras e equipamentos.

Uma empresa generalista perde clientes toda vez que nega fazer os serviços mais diferenciados, tendo, por causa disso, que investir em cada vez mais máquinas e treinamento para poder suprir um cliente que nem sempre está à procura.

Já uma vidraçaria especializada, conhecida por sua atividade, recebe clientes que sabem o que querem. 

Se o seu foco for vidros decorativos, por exemplo, poderá investir em equipamentos como a Biseladora Retilínea Vertical, cada vez mais especializados. Se o seu negócio crescer, será para suprir a demanda de trabalho, e não a variedade dele.

A Vidramaq pode ser a distribuidora certa para sua vidraçaria especializada

Está pensando em se tornar seu próprio chefe, ou mudar a estratégia de produção de sua vidraçaria para se especializar em uma técnica ou atividade? Conte com a Vidramaq para te auxiliar nessa jornada!

Renovar ou transformar a sua linha de produção é o primeiro passo para se estabelecer com segurança e eficiência no mercado vidraceiro. Mas essa jornada pode ser desafiadora.

Continue acompanhando os nossos artigos para saber mais detalhes sobre esse ramo de atividade, visite nosso site para descobrir os detalhes dos equipamentos, peças e assistência técnica que podemos oferecer para sua empresa, e conte sempre com nosso time para sanar qualquer tipo de dúvida!

💡Confira também “Tudo que você precisa saber para abrir uma vidraçaria

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL