15 fev

Máquinas para vidro também precisam de manutenção! Saiba quando e como buscar uma assistência

O trabalho do vidraceiro, e de suas máquinas para vidro, envolve uma série de atividades, funções e detalhes que podem facilmente ocupar a agenda de qualquer profissional. Mas se tem uma coisa que não pode ficar de fora dessa rotina é um calendário de manutenção para suas máquinas. Você está atento a isso?

Qualquer tipo de máquina, seja para cortar, laminar, furar ou lavar peças de vidro, precisa ter uma rotina de revisões e assistências. Isso porque, à medida que vão sendo utilizados, os equipamentos e suas várias peças sofrem uma série de desgastes. 

Com o passar do tempo, cada pequena parte pode deixar de funcionar como deveria, o que, no caso do trabalho com peças de vidro, pode diminuir a eficiência e gerar até mesmo riscos para a equipe envolvida.

Além de rebolos, brocas e motores, todas as partes precisam de inspeção 

Um erro comum, o qual a equipe da Vidramaq sempre alerta seus clientes e parceiros, é pensar que somente as peças que entram em contato direto com o vidro, sofrem desgaste e precisam de manutenção.

Assim que um vidraceiro percebe que suas máquinas para vidro estão apresentando resultados ruins, é comum culpar apenas esse tipo de peça facilmente substituível. Esse é um pensamento que deve ser evitado pela economia de dinheiro, tempo da equipe e seguranças do seu time. 

Confira algumas boas práticas que separamos para ajudar no cuidado com suas máquinas.

Rotina e calendário de manutenções

Da mesma maneira que um veículo possui um calendário de troca de peças, ajuste e vistorias, as máquinas para vidro também.

Se você é um profissional independente, trabalhando sozinho, crie um calendário com as datas de compra de cada equipamento. Marque o momento em que as peças são trocadas, para se certificar das garantias e crie uma rotina de, pelo menos uma vez ao ano, fazer uma vistoria geral em cada máquina.

Agora, se você trabalha com uma equipe, estabeleça responsáveis pelas suas máquinas para vidro, para que eles acompanhem essa rotina anual de modo preventivo. 

Focados em cada máquina de maneira individual, esse tipo de controle pode ser realizado de maneira mais fina, já que o operador da máquina consegue perceber mais facilmente as mudanças na qualidade ou velocidade do trabalho.  

💡Confira clicando aqui, um material completo sobre riscos de não fazer a manutenção 

O que define a durabilidade de uma máquina?

A duração das peças depende de uma série de fatores, como, por exemplo, a intensidade do seu uso. Quanto mais tempo funcionando, mais manutenção um equipamento irá naturalmente precisar.

Além disso, a durabilidade das máquinas para vidro não depende apenas das peças, mas também do profissional que realiza o manuseio. Certifique-se que todos os manuais e boas práticas estão sendo seguidos durante a utilização dos equipamentos. 

Uma operação incorreta pode influenciar diretamente na frequência das manutenções, além de poder invalidar sua garantia

A manutenção em seus equipamentos pode ser preventiva, para garantir o bom funcionamento da máquina, ou corretiva, para sanar um problema que impeça seu correto funcionamento.

Independente de qual das duas seja sua situação, é importante buscar sempre o apoio de seu próprio fornecedor com uma assistência especializada.

Motores e toda a engenharia interna das máquinas para vidro devem passar por revisões e manutenções

Que assistência buscar para minha máquina para vidro?

Antes mesmo de comprar suas máquinas para vidro, é importante descobrir se o seu fornecedor, assim como a Vidramaq, possui uma assistência técnica completa.

Busque por diferenciais como:

  • -Suporte pré e pós-venda
  • -Técnico treinado para atuar na causa do problema e não no efeito.
  • -Agir com base nos manuais técnicos, com a indicação correta das peças e especificações construtivas tais como: dureza, tolerância dimensional, material, etc.
  • -Cobertura em todo o território nacional
  • -Peças originais em estoque
  • -Histórico de bom atendimento 
  • -Ferramental adequado para interagir em todas as etapas da manutenção tais como: esquemas elétrico e pneumático, multiteste, terrômetro, lâminas de calibração, teodonível, extrator de rolamentos, etc

Com uma história de mais de 10 anos no mercado, nossa empresa se orgulha de oferecer todas essas vantagens, evitando assim a necessidade do uso de assistências terceirizadas ou peças sem garantia.

Precisa de máquinas para vidro novas, ou peças de reposição? Não arrisque sua produção e o nome da sua empresa! Entre em contato com nosso time e solicite um orçamento!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL