3 mar

Furadeira para vidro: você está usando o equipamento ideal?

A furadeira para vidro é uma ferramenta indispensável para quem trabalha no ramo de vidraçaria, seja para a instalação de suportes ou outros itens. É fundamental escolher uma furadeira adequada para a perfuração de vidros, que contenha, pelo menos, três rotações diferentes, velocidade de corte ajustável com auxílio de um amortecedor hidráulico, mandril apoiado em rolamentos para garantir zero folga e vibrações, etc.

Além disso, você precisa tomar alguns cuidados ao utilizar o equipamento da maneira correta, sem correr o risco de danificar o material. 

Mas, afinal, como escolher o equipamento ideal e utilizá-lo com segurança e eficiência? Continue a leitura para descobrir a resposta desta pergunta!

As principais características da furadeira para vidro

Na lista de ferramentas fundamentais para vidro, a furadeira é uma das que fazem parte das operações de uma vidraçaria. Entretanto, existem algumas características importantes do equipamento que são essenciais saber. Veja abaixo são elas:

Velocidade ajustável

Uma boa furadeira para vidro deve apresentar velocidade ajustável, a qual permite que uma pessoa regule a velocidade de acordo com o diâmetro da broca e a espessura do vidro. Isso é importante para evitar que o material quebre durante a perfuração, já que cada furo exige uma velocidade de corte específica. Dessa forma, você também evita prejuízos financeiros com a adição de novos vidros para dar continuidade em um projeto.

Mira com laser vermelho

Escolha sempre uma furadeira que possa ajudar você a ter mais precisão e rapidez ao projetar um ponto luminoso no centro da broca.

Junta rotativa no mandril

O mandril é a parte da furadeira que fixa a broca. Este item no equipamento para vidro deve possuir uma junta rotativa na ponta do mandril, para expelir água e lubrificar a broca. Isso faz total diferença, pois o vidro precisa ser refrigerado através de água antes de ser furado, com o objetivo de evitar danificações na peça.

Broca diamantada

A broca diamantada é fundamental para furar o vidro, pois é feita de um material resistente, que conta com bastante precisão e segurança. O item deve ser escolhido de acordo com o trabalho a ser executado, sendo que as brocas deverão ser sempre bem amoladas evitando a quebra dos vidros mais delicados, como espelho 3mm.

Dicas para escolher a melhor furadeira

Entender as características da furadeira para vidro é imprescindível para utilizar o equipamento ideal. Porém, a escolha da máquina também influencia nessa etapa e no resultado da perfuração. 

Separamos algumas dicas para escolher a melhor furadeira, confira:

  • Estrutura: verifique a estrutura  da furadeira antes de comprar uma, principalmente se você vai utilizá-la frequentemente. Opte por um equipamento com potência entre 550 a 600 watts;
  • Mesa de apoio do vidro: cheque se a mesa existente na máquina é robusta, se permite o apoio de peças grandes e se é possível fazer recortes nas peças de vidro com o uso desta mesa. A sua estrutura está intimamente ligada ao desempenho da furadeira e à facilidade de sua produção de peças;
  • Marca: escolha uma marca conhecida no mercado para garantir um equipamento de qualidade e com garantia de assistência técnica, evitando dores de cabeça com uma ferramenta pouco eficiente;
  • Acessórios: verifique quais são todos os componentes que acompanham a furadeira. Por exemplo, veja se possui brocas diamantadas e chave para troca de brocas;
  • Preço: é um fator que pesa na tomada de decisão, mas é importante lembrar que nem sempre o barato é a melhor opção. Por isso, invista em uma furadeira para vidro de qualidade, pois garantirá um excelente investimento.

Além dessas dicas, você também pode conferir a avaliação de outros compradores. Ao ver a opinião de outras pessoas, ficará mais fácil decidir qual furadeira comprar.

Os cuidados ao utilizar a furadeira para vidro

Agora que você já sabe quais são as principais características e como escolher a furadeira para vidro, também deve compreender os cuidados ao manusear esse equipamento. 

Sempre utilize óculos e luvas para proteger seus olhos e mãos durante o trabalho. Busque posicionar o vidro sobre uma superfície plana e estável, evitando movimentos bruscos para não causar rachaduras ou quebras.

Lembre-se de utilizar água para lubrificar a perfuração, evitando o superaquecimento da broca. Além disso, mantenha uma pressão suave durante o furo para não danificar a peça. 

E, então, gostou deste conteúdo? Esperamos que agora você compreenda todos os principais pontos sobre o uso da furadeira para vidro. Busque verificar sempre as características do equipamento antes de utilizá-lo. 

Aproveite para conferir mais dicas em nosso blog e siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram. Até a próxima!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL