8 nov

Fixação de espelhos: dicas para fazer corretamente

A fixação de espelhos é um trabalho que, apesar de comum, tem certas particularidades com as quais nem todos os profissionais do mercado trabalham. No entanto, isso pode ocasionar toda uma lista de problemas no futuro — o que faz com que fixar espelhos da forma correta seja algo fundamental.

Considerando que existem diferentes métodos de fixação de espelhos, é preciso que os vidraceiros conheçam todos e sejam capazes de escolher o mais adequado para cada situação em que atuem. E foi com isso em mente que a Vidramaq preparou este texto.

Na sequência, nós damos toda uma lista de dicas do que deve ser feito nos principais tipos de fixação de espelhos. Além disso, ao final, relembramos práticas de manutenção e limpeza que devem ser repassadas ao cliente no momento da instalação.

Continue a leitura e confira!

 

Tipos de fixação de espelhos

 

Fixação mecânica

Começamos com um tipo de fixação mais simples: a fixação mecânica. Mesmo não tendo tantas particularidades quanto o outro tipo sobre o qual falaremos, a fixação química, ela ainda exige que certos cuidados sejam tomados para garantir o melhor serviço para o cliente.

O primeiro deles é verificar a resistência da parede, assegurando-se que ela será capaz de suportar a carga do espelho sem maiores problemas.

Além disso, um detalhe que não pode ser esquecido é a utilização dos materiais de apoio corretos. É preciso que se utilize materiais de borracha ou plástico para que os parafusos não entrem em contato com o espelho e causem manchas.

Por fim, outra questão está relacionada às peças metálicas do espelho. Além de precisarem ser isoladas, para não causar oxidação no espelho, elas também não podem ser muito apertadas — caso contrário, o espelho corre o risco de trincar.

 

Fixação química

A fixação química, por sua vez, exige cuidados um pouco mais específicos. É indispensável que o primeiro passo seja a limpeza da superfície que irá recebê-lo. A parede em questão não pode estar suja, úmida ou com a presença de qualquer material agressivo, como substâncias ácidas e alcalinas.

Mas o ponto mais importante é, sem dúvidas, o material utilizado para a fixação. Apenas adesivos elastoméricos neutros devem ser utilizados, como são os casos do silicone de cura neutra base alcoxi, do adesivo elastomérico base água e das fitas dupla face isentas de solventes. Cola de sapateiro e outros produtos do tipo não devem ser utilizados.

Para encerrar, há a questão da circulação do ar. Para permitir esta circulação, a distância entre o espelho e a parede deve ser de, no mínimo, 3 mm. Caso a instalação tenha mais de um espelho, um do lado do outro, também é necessário que haja uma distância mínima. Neste caso, ela deve ser de 1 mm.

 

Manutenção e limpeza

Quanto à fixação em si, você já entendeu as particularidades, certo? Contudo, existem cuidados de manutenção e limpeza que devem ser tomados pelo cliente para que o espelho tenha a vida útil que é capaz de ter.

Oriente seus clientes a não usar nenhum produto com amoníaco, o que é o caso de muitos produtos de limpeza. Esponjas, lixas e outros materiais abrasivos também não devem ser utilizados.

Antes da limpeza, recomenda-se a remoção da poeira com um espanador. Em seguida, basta passar água morna ou álcool com um pano limpo e macio. Encerre com um pano seco e a limpeza adequada do espelho está pronta.

 

E aí, entendeu como fazer uma fixação de espelhos da forma correta? Caso tenha gostado das informações que trouxemos neste texto e queira continuar recebendo dicas, é só seguir a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL