9 dez

Ferramentas para vidraceiros: conheça todas que você precisa ter

Existem muitas etapas desde a fabricação do vidro até o ponto em que ele é instalado onde o consumidor final solicitou. Nesta última etapa, a de instalação, o vidraceiro precisa contar com um verdadeiro arsenal de ferramentas. Isso porque aplicar um vidro pode ser complicado, e o resultado não pode ser comprometido. É para garantir esse sucesso que as ferramentas para vidraceiros existem.

Se você trabalha no setor, é muito provável que conheça uma boa parte delas. No entanto, para que não restem dúvidas, a Vidramaq elaborou uma espécie de lista. Abaixo, você poderá ver as ferramentas para vidraceiros que qualquer profissional do setor deve ter para realizar um bom trabalho.

Acompanhe!

 

5 tipos de ferramentas para vidraceiros que você precisa ter

 

1. Corte e instalação

Dependendo do serviço, pode ser que alguns cortes e outros ajustes simples precisem ser realizados no momento da instalação. Esse tipo de modificação no vidro não pode ser feito com as máquinas, por exemplo, visto que o vidraceiro não estará em seu ambiente normal de trabalho. 

Para casos como esse, as ferramentas para vidraceiros de corte e instalação são:

– Estilete específico para vidros;

– Furadeira de bateria para vidros simples e duplo;

– Furadeira de impacto;

– Parafusadeira de bateria.

 

2. Medição

Outro ponto fundamental em uma instalação são as medidas. Sem uma instalação com medidas precisas, existem riscos de que a peça seja prejudicada. Nos piores casos, ela pode até mesmo cair, se quebrar e machucar quem estiver por perto no momento. Por isso, medir com ferramentas é tão importante quanto todo o resto.

Ferramentas de medição que todo vidraceiro deve ter incluem:

– Trena de fita;

– Trena a laser; 

– Metro de madeira;

– Paquímetro;

– Esquadro.

 

3. Nivelamento

Assim como uma medição mal feita, a instalação em uma superfície desnivelada pode trazer vários problemas. Além do risco de acidentes, que também ocorre no ponto anterior, um vidro torto acaba perdendo parte de sua beleza estética. Com isso, a satisfação do cliente final cai e a qualidade do serviço do vidraceiro passa a ser questionada.

As ferramentas para vidraceiros que ajudam a aferir o nivelamento de superfícies são:

– Prumo;

– Nível de bolha;

– Nível digital.

 

4. Vedação

Nós já falamos sobre a vedação em um texto inteiramente dedicado a ela aqui no nosso blog. Para que a instalação seja um sucesso, todos os seus passos são indispensáveis, mas a vedação está entre os mais importantes. É com ela que o vidro é, de fato, fixado no local correto.

Para a vedação, além das ferramentas, o vidraceiro irá precisar também de produtos específicos, sendo eles:

– Colas de contato;

– Colas de vedação;

– Colas de fixação;

– Silicone;

– Fitas adesivas;

– Impermeabilizantes para vidros.

A ferramenta necessária aqui é o aplicador de silicone.

 

5. Acabamento

Depois que todo o resto já está feito, é o acabamento que dará o toque final que a peça precisa para ficar esteticamente diferenciada. Após a realização do acabamento o vidraceiro poderá afirmar que seu trabalho está pronto.

As ferramentas aqui são:

– Martelo borracha (para últimos ajustes);

– Pistola aplicadora de silicone 

– Espátula (para remover excessos de colas e outros produtos).

 

E você, já conhecia essas ferramentas para vidraceiros? Gostou de saber o que é preciso para esses profissionais realizarem instalações sem nenhum tipo de problema? Se tiver gostado do texto e quiser receber mais, siga a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL