28 abr

Como é feito o polimento de vidro? 

Você já se perguntou como é feito o polimento do vidro, que tipos de equipamentos são utilizados por vidraçarias para esse trabalho e como ele é importante para a qualidade das peças? 

Assim como outras etapas da produção e beneficiamento do vidro, o polimento é fundamental para que a qualidade e segurança do trabalho sejam satisfatórias para o cliente, servindo de portfólio e exemplo de bom trabalho para os profissionais vidreiros. 

Exigindo paciência, atenção e experiência, são poucos os procedimentos que, como o polimento, são influenciados pela boa técnica e equipamentos dos profissionais.  

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre esse processo que garante um acabamento perfeito e um brilho incomparável para os vidros.

O que é o polimento do vidro?

O polimento do vidro é uma técnica que consiste em remover uma camada superficial do material, onde ficam os riscos, arranhões e imperfeições, criando assim uma película lisa e uniforme que reflete a luz. 

Esse trabalho de polimento do vidro pode ser feito em peças novas ou usadas, desde que não tenham trincas ou quebras profundas. O polimento é indicado para diversos tipos de peças de vidro, como janelas, portas, espelhos, tampos de mesa, prateleiras, box de banheiro, entre outras. 

Essa mesma técnica também pode ser aplicada em vidros automotivos, como parabrisas, retrovisores e faróis para um melhor acabamento ou, em empresas especializadas, para a renovação dessas peças.

Quais são os benefícios do polimento do vidro?

Além do benefício lógico da estética das peças de vidro, o polimento também traz uma série de vantagens para a durabilidade e resistência do material. 

Confira alguns desses principais benefícios:

  • Melhora a aparência do vidro, deixando-o mais brilhante e transparente.
  • Elimina riscos e arranhões superficiais que comprometem a visão e transparência.
  • Valoriza o produto final, agregando qualidade e sofisticação.

No caso do vidro veicular, o polimento também ajuda com:

  • Eliminando a necessidade de troca do vidro por um novo por causa de danos superficiais, gerando economia e sustentabilidade.
  • Protegendo do vidro contra novos danos, formando uma camada selante que preenche os poros do material.

Como é feito o polimento do vidro?

O polimento do vidro é feito com politrizes elétricas com rotação pré ajustável e aplicam produtos abrasivos sobre a superfície do material. O processo pode variar de acordo com o tipo de vidro e o grau de polimento desejado, mas, depois das etapas de corte e lapidação, geralmente segue os seguintes passos:

Limpeza

O vidro é lavado com água e um ou mais produtos próprios para remover sujeiras e gorduras que possam interferir no polimento. Esse tipo de sujidade pode vir acumulada tanto pela armazenagem quanto por processos de tingimento e lapidação das peças.

Lixamento

De uma maneira inicialmente mais brusca, o vidro é lixado com uma lixa fina ou um rebolo diamantado para desgastar a camada superficial onde estão os riscos e arranhões. 

Esta etapa tira um certo cível da transparência do vidro, dando uma aparência esbranquiçada. São as etapas seguintes que, com o polimento, removem a aparência branca e opaca e devolve a translucidez para a peça.

Polimento

Nesta etapa o vidro é finalmente polido com uma Lapidadora ou máquina politriz, e produtos específicos aplicados aos rebolos que criam uma película lisa e brilhante sobre o material.

Passando de camada em camada, mudando o grão e o material do rebolo, o polimento pode ter um ou mais níveis até se alcançar o brilho e transparência desejados.

Selagem

Como etapa final, o vidro pode ser selado com um produto impermeabilizante que protege o material contra riscos e sujeiras.

💡 Leia mais em, Entendendo as diferenças entre os rebolos de polimento

Quais são os equipamentos utilizados para o polimento do vidro?

Historicamente feita com uma série de materiais e técnicas que passaram desde o trabalho 100% manual até o 100% mecânico, o polimento pode ser executado com uma variedade de equipamentos.

Entre os instrumentos mais utilizados para o polimento do vidro são:

Rebolos

Estes são discos de diferentes materiais e granulometrias que são acoplados a uma lapidadora para lixar ou polir o vidro. Os rebolos podem ser de diamante, resina ou feltro, dependendo da etapa do processo;

Politriz

É uma máquina elétrica que gira em alta velocidade e possui uma almofada de polimento acoplada. Ela é responsável por aplicar o produto abrasivo sobre o vidro e criar o efeito de brilho;

Produtos abrasivos

São substâncias que contêm partículas duras que desgastam ou alisam o vidro. Eles podem ser líquidos ou pastosos, como óxido de cério, alumina ou silício.

Como escolher o melhor equipamento para o polimento do vidro?

Para garantir um bom resultado no polimento do vidro, é importante escolher equipamentos especializados e de acordo com as necessidades da sua empresa e do seu público. 

 Alguns critérios que devem ser observados são:

– Experiência: verifique há quanto tempo a empresa que fornecerá seus equipamentos atua no mercado e quais são os seus clientes satisfeitos.

– Qualidade: verifique se a empresa possui catálogo de produtos, disponibilidade para informações, além de peças e assistência técnica.

💡 Confira também, “Máquinas que todo vidraceiro deve ter”.

Quer saber mais sobre outras técnicas de beneficiamento do vidro ou conhecer um catálogo completo de peças e equipamentos? Acesse todo nosso site e descubra mais!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL