12 mar

Como instalar espelhos: confira 3 dicas

Espelhos estão entre os produtos mais procurados por quem busca uma vidraçaria. E, além de fazer e comercializar estes produtos, na maioria dos casos também é responsabilidade da vidraçaria fazer a instalação. Na prática, isso quer dizer que é de extrema importância saber como instalar espelhos.

Foi pensando exatamente nisso que a Vidramaq escreveu um texto inteiro dedicado a dar dicas sobre como instalar espelhos corretamente. Se você quer aprender mais detalhes do processo, continue a leitura abaixo e confira!

 

3 dicas de como instalar espelhos

 

1. Atenção aos preparos

Para que a instalação do espelho seja feita da maneira correta, é fundamental deixar todos os detalhes muito bem preparados — já começando pelas medidas. Não deixe de medir de novo tanto o espelho quanto o local em que ele será instalado. É provável que tudo esteja em ordem, mas, caso não esteja, é muito melhor descobrir antes de começar a instalar, pois isso reduzirá consideravelmente os problemas posteriores.

Outros preparos que também devem ser realizados dizem respeito à limpeza e até mesmo à umidade do ambiente. É preciso que o local esteja limpo, pois partículas de sujeira podem se infiltrar e causar problemas caso o espaço contenha muita sujeira. Quanto à umidade, há a chance de que ela atrapalhe a ação da cola, especialmente quando falamos de espelhos que vão diretamente na parede.

 

2. Cuidar com o espaçamento

Por mais que pareça um detalhe sem muita importância, ter um espaçamento adequado na instalação é um passo essencial quando falamos em como instalar espelhos. Afinal, quando não há um respiro adequado, o ar não circula e a umidade é acumulada, algo que, por sua vez, pode oxidar o espelho e reduzir significativamente sua vida útil.

Recomenda-se que haja, pelo menos, uma distância de 3 milímetros entre a face traseira do espelho e a superfície de instalação. É este espaçamento (ou maior) que irá garantir que os problemas que citamos anteriormente não aconteçam.

 

3. Utilizar acessórios adequados

Espelhos são materiais frágeis, que podem se quebrar durante uma instalação sem muitos cuidados e, além de trazer prejuízos, machucar os operadores responsáveis. Para evitar o acontecimento do pior, os acessórios adequados, também conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), devem ser utilizados. Eles normalmente incluem luvas, botas, capacetes e outros.

Contudo, quando o assunto são os acessórios, não estamos falando somente da segurança dos encarregados pela instalação; estamos tratando do próprio material instalado também. Muitos espelhos são aplicados em molduras ou com o intermédio de parafusos e presilhas. Para garantir que nem o espelho e nem as peças sejam prejudicadas pelo contato contínuo entre os dois, procure utilizar espaçadores de borracha.

 

Agora que você já sabe como instalar espelhos, saiba o que não fazer!

As 3 dicas sobre como instalar espelhos que você precisava saber já foram dadas. Porém, saber o que não fazer é tão importante quanto o que fazer. Confira abaixo uma lista do que não deve ser feito de maneira alguma quando você for instalar um espelho:

 

• Colas de sapateiro ou quaisquer outras que contenham solventes orgânicos não devem ser utilizadas de jeito nenhum;

 

• Usar menos material de colagem do que o recomendado para o tamanho e peso da peça em questão;

 

• Depois de terminar a instalação, não limpe o espelho com cera automotiva, pois este produto pode deixar manchas.



E aí, gostou deste conteúdo? Já entendeu como instalar espelhos? Todos os textos que a Vidramaq traz semanalmente são feitos pensando em auxiliar toda a sua operação! Se você quiser continuar os recebendo, acompanhe a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL