==
28 jun

Diamantados, de resina e de polimento: conheça os tipos de rebolos

Como você já deve saber, os rebolos são os principais agentes atuantes no beneficiamento de peças de vidro. Com suas rotações e materiais diversos, são eles que removem material, ajustam a dimensão e fazem o acabamento final, o polimento. Mas você tem pleno conhecimento no assunto e sabe, com detalhes, para que servem os tipos de rebolos? 

Para quem trabalha em uma vidraçaria e lida com lapidadoras e biseladoras diariamente, entender todos os tipos de rebolos é essencial. Eles são divididos em três categorias: os diamantados, os de resina e os de polimento.

Neste texto que a Vidramaq trouxe para você hoje, nós iremos apresentar os três tipos de rebolos, a função de cada um deles e, por fim, explicar por que eles devem ser sempre de qualidade originais. Acompanhe e aprenda abaixo:

 

Os 3 tipos de rebolos

 

1. Rebolos diamantados

Antes mesmo de começarmos, é importante frisar que todas as máquinas utilizam os três tipos de rebolos, visto que cada um tem uma função específica. Dito isso, iniciamos com o primeiro que trabalha em cima de uma peça de vidro: o rebolo diamantado.

Justamente por ser o primeiro por onde o vidro passa — e o mais forte de todos —, o rebolo diamantado tem função fundamental, sendo a ferramenta que começa o corte no vidro de acordo com o ajuste do operador da máquina. 

Responsável por cerca de 60% do processo de atingir a dimensão definida, ele faz com que a superfície do vidro fique extremamente rugosa. Os 40%, por sua vez, remanescentes são alcançados pelos… 

 

2. Rebolos de resina

Depois da primeira parte do processo, promovida pelos rebolos diamantados, chega a vez dos rebolos de resina. Um pouco menos agressivos que o anterior, eles apresentam maior suavidade na remoção de vidro.

Além disso, eles começam a apagar as trilhas de arranque deixadas pelos diamantados e alisam a superfície, preparando o vidro para receber, por fim, o processo de polimento. Este é feito por… 

 

3. Rebolos de polimento

Como o próprio nome sugere, estes rebolos são os responsáveis por polir o vidro, ou seja, eles não fazem remoção dimensional. O que eles removem, no entanto, é a rugosidade deixada pelos rebolos diamantados e de resina. São aqueles que dão o brilho que podemos ver no resultado do processo.

Os rebolos de polimento são encontrados, em sua maioria, feitos com borracha. Porém, ela não é o único material utilizado: a Vidramaq, por exemplo, possui também em seu catálogo rebolos de pedra black stone, óxido de cério e feltro espiralado.

 

A importância da procedência dos rebolos

Um cuidado que deve ser tomado na hora de comprar rebolos — assim como outras peças — é a origem deles. Se você quer que sua produção seja eficiente e que suas máquinas não apresentem problemas, você precisará investir consideravelmente mais em rebolos de qualidade, ou seja, rebolos balanceados, rebolos concêntricos com o furo de fixação e rebolos que mostrem suas características gravadas, sendo elas gramatura, borda, altura da coroa e rotação ou giro. 

Sempre que for trocar um rebolo, procure um distribuidor autorizado pelo fabricante. E, se possível, é ainda melhor que o fabricante da peça seja o mesmo da máquina. 

É muito comum, hoje, vendedores de rebolos que não informam a gramatura específica da peça, algo que pode ser prejudicial à sua máquina caso ela esteja trabalhando muito mais que o recomendado. O trabalho excessivo causado por um rebolo ruim pode ser verificado no amperímetro quando este atinge uma escala mais alta do que o comum ou até mesmo por um som ruidoso mais alto.

Rebolos originais, ainda que mais caros, podem multiplicar a vida útil de uma máquina em até 5 vezes. E o que você acha que vai pesar mais no bolso depois? Rebolos de qualidade ou uma máquina inteira nova? 

Por isso, quando o assunto for tipos de rebolos, sempre tenha a qualidade como prioridade, e não o preço.

 

 

Entendeu as diferenças entre os tipos de rebolos e a importância de tomar cuidado com a aquisição deles? Se você quiser saber ainda mais sobre máquinas para beneficiamento de vidro e seus acessórios, acompanhe a Vidramaq no Facebook e no Instagram!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL