28 nov

Como aumentar a produtividade da vidraçaria

Aumentar a produtividade é um dos maiores desafios dentro de uma vidraçaria. Isso porque, ao alcançar resultados positivos, a empresa consegue diminuir os custos e elevar a margem de lucro.

Além disso, ao ter um negócio produtivo, seus clientes estarão mais satisfeitos, pois irão receber os produtos com o dobro de agilidade e qualidade. 

Mas, como conseguir aumentar a produtividade da vidraçaria e motivar a sua equipe para engajar nessa proposta? A Vidramaq separou algumas dicas para melhorar a eficiência da produção do seu negócio. Acompanhe a leitura!

 

O que é produtividade?

A produtividade é um conceito para definir a maior quantidade de entregas e eficiência de uma produção em menos tempo

Ou seja, isso é possível através de processos bem definidos, bom aproveitamento do tempo, investimento em máquinas e treinamento de mão de obra. 

Por exemplo, uma vidraçaria com uma equipe produtiva consegue entregar seus pedidos com mais agilidade e com menor esforço, sem afetar a qualidade dos produtos.

 

A importância de aumentar a produtividade da vidraçaria

Existem diversas vantagens ao aplicar princípios de produtividade dentro da sua vidraçaria. Confira as principais:

 

Mais eficiência na operação

Uma equipe produtiva é sinônimo de ter uma produção mais ágil em menos tempo. O seu negócio consegue ser mais eficiente. Basta otimizar todas as etapas e processos para garantir resultados positivos.

 

 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é importancia-de-aumentar-a-produtividade-da-vidracaria-1-1.png

 

Economia de recursos

Ao aumentar a produtividade, a vidraçaria eleva o nível de entregas sem gastar mais. Um dos principais ativos economizados é o tempo de cada funcionário, o qual é um dos maiores investimentos dentro de um negócio. 

 

Mais competitividade no mercado

Ao produzir com mais velocidade, menos recursos e sem afetar a qualidade do produto final, a sua vidraçaria consegue se destacar no segmento, tornando-se um grande diferencial competitivo perante aos concorrentes.

 

Como aumentar a produtividade da vidraçaria

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da produtividade, veja como aumentar, na prática, esse indicador.

 

1. Identifique as etapas de trabalho

Primeiramente, você precisa identificar quais são todas as etapas da sua produção e verificar os principais problemas que ela tem. Dessa forma, será mais fácil verificar o que deve melhorar.

Reúna seus colaboradores e faça perguntas específicas sobre o processo de trabalho. Levante os principais pontos e organize-os em um arquivo no computador, seja em um Word ou planilha no Excel.

 

2. Reformule os processos

Ao ter mais clareza dos processos, é hora de traçar o fluxo atual, verificar os gargalos e fazer a reformulação em prol de mais eficiência e qualidade na operação. O objetivo é trazer soluções práticas para resolver os problemas identificados. 

 

3. Planeje a aplicação

Além da reformulação, você deve fazer um planejamento estratégico, fiscal, tributário e financeiro da vidraçaria para aplicar os novos processos. Isso significa que será necessário estabelecer estratégias para a área de vendas, logísticas, atendimento e comercial. 

Outro ponto extremamente importante é calcular os custos atuais, analisar o fluxo de caixa e reunir recursos financeiros para conseguir aumentar a produtividade no seu negócio. 

 

4. Invista em boas máquinas

Um dos tipos de investimentos fundamentais para aprimorar a produtividade é adquirir boas máquinas de vidros. A indústria vidreira possui diversos equipamentos avançados e tecnológicos que ajudam a acelerar as etapas de trabalho. 

É uma forma de diminuir a sobrecarga dos funcionários e entregar mais eficiência e qualidade no produto final. O retorno sobre investimento em boas máquinas é imensurável.

 

 

5. Implemente sistemas de gestão de processos

A produtividade está ligada com o uso de bons sistemas de ERP, com o intuito de acelerar e automatizar algumas tarefas da empresa. Ao aplicar um sistema com essas funções, possibilita avaliar mais facilmente o impacto das reformulações nos processos. 

 

6. Treine a equipe

Para aumentar a produtividade da vidraçaria não basta apenas realizar os itens anteriores, é necessário oferecer uma atenção especial a cada pessoa da sua equipe. 

Invista em treinamentos para os profissionais e busque contratar colaboradores qualificados. 

Além disso, faça reuniões periódicas com o objetivo de ouvir seus funcionários. Isso é importante para garantir o alinhamento entre a liderança e a equipe, traçar tarefas, prazos e metas.

 

Se você chegou até aqui e deseja colocar em prática as dicas de como aumentar a produtividade da sua vidraçaria, saiba que a Vidramaq pode te ajudar!

Somos uma empresa focada em oferecer peças e máquinas para vidraçarias. Desde lapidadoras, biseladoras até lavadoras e entre outros. É uma vasta opção para você que empreende na área de vidros. 

Aproveite para conhecer nossos produtos e garantir as melhores máquinas do mercado para aumentar a produtividade da sua empresa!

E se você gostou deste conteúdo, veja mais no blog da Vidramaq. Até mais!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL