1 jun

Biseladora – Acabamento e valorização para vidros e espelhos

Mesmo que você seja um profissional vidreiro iniciante, com certeza já deve ter recebido alguma encomenda envolvendo um detalhe em bisotê e ouvido falar sobre a máquina responsável por esse trabalho: a biseladora.

A biseladora é uma máquina essencial na indústria de vidros, responsável por proporcionar acabamentos de alta qualidade e valorização para todo tipo de peças, grandes e pequenas de vidros e espelhos. 

Neste artigo, vamos explorar o funcionamento dessa máquina, os detalhes da técnica empregada e como ela pode agregar valor aos produtos finais. Acompanhe e descubra como a biseladora pode ser uma aliada importante para o seu negócio!

O que é bisotê?

Antes de falarmos sobre a máquina em si, vamos conhecer o seu trabalho de detalhe e beneficiamento em vidros e espelhos de todos os tamanhos. Sendo um dos acabamentos mais procurados na indústria vidreira, o bisotê é um método de beneficiamento feito diretamente nas bordas do vidro. 

O acabamento bisotado é bastante utilizado em móveis de vidro e espelho, podendo ser feito em peças de diferentes tamanhos, espessuras e usos. Com isso, cria-se uma espécie de moldura natural com o próprio vidro, deixando-o mais sofisticado e agradável ao toque. Há, inclusive, quem diga que o bisotê é uma espécie de lapidação.

Para alcançar essa qualidade e tratamento, as bordas do material são desbastadas, trabalhadas e chanfradas em angulação com a ajuda do equipamento que é destaque deste artigo. 

O que é uma biseladora?

O processo de automação de qualquer ramo de atividade exige equipamentos especializados e de qualidade. Nesse sentido, a biseladora se destaca pela sua alta produtividade e capacidade de atender uma forte demanda.

A biseladora é uma máquina projetada para criar bordas biseladas em vidros e espelhos, ou seja, bordas inclinadas que formam um ângulo em relação à superfície do material. Esse processo é realizado por meio de um conjunto de rebolos abrasivos. Eles desgastam e fazem o polimento da borda do vidro, criando o ângulo desejado.

Como funciona uma biseladora de vidro?

Uma biseladora de vidro pode funcionar de forma manual, exigindo o acompanhamento por um profissional de todas as etapas, ou de forma completamente automática. Nesta última e mais moderna opção, todas as etapas, desde do desbaste, o alisamento e o polimento final são feitas de forma simultânea e sincronizadas. Tudo através de um sistema de transporte automatizado. 

Na máquina manual, o processo de biselamento começa com a fixação do vidro ou espelho em ventosas, com o operador levando um rebolo por vez contra o vidro. Já na máquina automática, o vidro é transportado ao longo da biseladora e passa pelos rebolos (geralmente 9) mais abrasivos e depois pelos de polimento.

Os rebolos se dividem em diferentes etapas, cada uma com uma granulação específica.

O primeiro rebolo realiza o desbaste, removendo a maior parte do material e criando o ângulo inicial. Já o segundo rebolo diamantado serve para finalizar o bisotê, apagando os riscos grosseiros do primeiro diamantado. 

Os rebolos seguintes têm granulações menores e são responsáveis por refinar e polir a borda, garantindo um acabamento perfeito e sem imperfeições graças a tratamentos como a finalização de brilho com o uso de pó de óxido de cério.

Quais são os benefícios da biseladora de vidro automática?

Quando comparada com métodos para se chegar à um bisotê perfeito, como o uso de lixadeiras manuais, a biseladora oferece vários benefícios para quem trabalha com vidros e espelhos. Alguns deles são:

– Qualidade e precisão no acabamento bisotê;

– Rapidez e eficiência no processo produtivo;

– Segurança e facilidade na operação da máquina;

– Maior economia de energia e de materiais;

– Valorização dos produtos finais.

☝ ️Leia também – Você sabe como é feito o bisotê de um espelho?

A biseladora é uma máquina indispensável para a indústria de vidros e espelhos, proporcionando acabamentos de alta qualidade e valorização para os produtos.

Se você está buscando qualidade e percebe que seu trabalho está chegando em um nível de alta demanda impossível de ser suprida com o bisotê feito manualmente, o investimento nesse tipo de equipamento é a escolha certa!

Pesquise sobre os modelos disponíveis no mercado. Variando entre opções semi-automatizadas, retilínea vertical de 9 rebolos ou até mesmo 11 rebolos, priorizando empresas que ofereçam, sempre, segurança e garantia.


Quer saber mais sobre soluções para oferecer a melhor performance e o custo-benefício para o seu cliente? Continue acompanhando os conteúdos da Vidramaq e se aprofundando com nossos e-books gratuitos!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL