17 jun

O que faz uma assistência técnica de máquinas lapidadoras?

Equipamentos para beneficiamento de vidros são fundamentais na rotina de toda e qualquer vidraçaria. Por isso, é preciso mantê-los funcionando perfeitamente sempre. Dentre todas as funções destas máquinas, a lapidação é uma das principais, e a melhor maneira de fazer com que ela esteja sempre ativa é contar com uma boa assistência técnica de máquinas lapidadoras.

No texto abaixo, que a Vidramaq trouxe para você hoje, nós iremos te explicar melhor o que exatamente faz uma assistência técnica de máquinas lapidadoras.  Além disso, vamos te apresentar pequenos detalhes e diferenças e destacar a importância de uma mão de obra qualificada. Continue a leitura e confira!

 

O papel da assistência técnica de máquinas lapidadoras

A assistência técnica de máquinas lapidadoras tem uma função básica muito clara: ela visa restabelecer a operação elementar do equipamento que, por algum motivo, não mais atua como deveria. O objetivo de uma manutenção é fazer com que a colocação do vidro passando pelos rebolos seja feita corretamente e que, depois do processo finalizado, a peça fique polida e dentro do dimensional estabelecido.

 

Em outras palavras, o papel da assistência é fazer a máquina funcionar e a produção não parar. 

 

Portanto, para atestar se uma máquina está precisando de manutenção, basta percorrer o caminho inverso. Quando o produto não sai com a dimensão e o polimento corretos, é sinal de que a assistência técnica de máquinas lapidadoras precisa interferir. E essa intervenção pode vir de duas maneiras diferentes, dependendo do(s) problema(s) identificado(s).

Entenda:

 

As diferentes assistências técnicas: mecânica e eletroeletrônica

Assim como os componentes de máquinas são divididos em mecânicos e eletroeletrônicos, as manutenções também devem ser. Isso porque elas exigem qualificações diferentes, algo que nem todos os profissionais têm. 

Tome como exemplo um mandril com os rolamentos estragados. Ele deve ser retirado com uma chave e seus rolamentos com um calço específico. Além de ter as ferramentas, aquele que for mexer na peça deve ter a qualificação necessária para trabalhar com elas. Quando isso não for respeitado, a vida útil da máquina em questão pode correr sérios riscos.

 

E é por isso que a assistência técnica de máquinas lapidadoras deve ser feita somente por profissionais que trabalham na área e têm experiência com este tipo de equipamento.

 

A regra também é válida para os componentes eletroeletrônicos. Na verdade, a assistência destas peças é ainda mais delicada, e não deve de maneira alguma ser feita por eletricistas comuns. Da mesma forma, a manutenção mecânica não deve ser feita por um mecânico qualquer.

 

Manutenção de ajustes x Manutenção de substituição

Após identificado o problema e em qual peça ele está acontecendo, o técnico qualificado estuda também a melhor solução. Uma manutenção pode ser tanto para ajustar uma peça e seu funcionamento — caso a situação não seja tão grave — quanto para trocá-la — caso o problema seja irreversível.

A manutenção de ajustes, onde, como o nome sugere, são feitas pequenas regulagens nas peças, ocorre de maneira rápida, eficaz e sem gastos extras com novas peças. Em questão de horas, recupera-se a originalidade de operação.

Já a manutenção de substituição, por sua vez, é quando peças precisam ser trocadas. Esta, por incluir a aquisição de novos produtos, é mais complexa e cara que a anterior. Afinal, ela não deixa de exigir que as peças trocadas também sejam ajustadas.

 

A importância da mão de obra qualificada e a assistência técnica de máquinas lapidadoras da Vidramaq

Como já citamos acima, a assistência técnica de máquinas lapidadoras deve ser confiada exclusivamente a profissionais da área. É comum que donos de equipamentos para vidros busquem serviços mais baratos na mão de mecânicos comuns. Porém, lembre-se que eles não foram preparados para este tipo de serviço. Um simples erro pode pôr em xeque toda a sua empresa. Sendo assim, conte com profissionais qualificados!

Aqui na Vidramaq, por exemplo, você tem a certeza e segurança de uma equipe preparada e com mais de 10 anos no mercado. Nossa experiência, aliada ao emprego de ferramentas desenvolvidas especialmente para máquinas de beneficiamento de vidros, são garantia de cuidado na manutenção e eficiência na produção.

 

 

A assistência técnica de máquinas lapidadoras é um assunto sério e que não deve, de jeito nenhum, ser negligenciado. Agora que você já sabe o que ela faz e como identificar quando seu equipamento precisa de uma, saiba que você pode contar com a gente! Conheça um pouco melhor nosso serviço de assistência técnica aqui!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL